top of page

MAIS DO QUE UM JOGO!

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

 

Gustavo Aleixo/Cruzeiro


Às 9 e meia da noite,  quando o Cruzeiro entrar em campo no Mineirão, pra enfrentar o Coritiba, haverá mais que uma partida de futebol.


O time vai mostrar se assimilou ou não as pesadas lições sofridas e que chegam a colocar em xeque a missão Tite. Embora se entendam as razões levantadas pelo treinador, em especial o curto período de adaptação, o fato é que algumas atuações, principalmente contra o Botafogo, permanecem entaladas na garganta cruzeirense. O que ocorre até agora é uma dolorosa reversão das expectativas porque, sem favor algum, o Cruzeiro desde o ano passado, compõe com Flamengo e Palmeiras o trio de ouro do futebol brasileiro pela qualificação de seu plantel.  Acontece que prestígio não ganha jogo. Tanto assim que os três clubes ainda não se reencontraram. 


Bola e gramado não guardam nem passado nem lembranças: vale o que é praticado ali, agora, no ato. Em cada jogada você tem de mostrar sua identidade ímpar, fazendo diferente, como fazem os artistas. 


O Cruzeiro não tem feito isto e com o susto contra o Betim espera-se um choque de realidade: cada rodada, mesmo a segunda do campeonato,  é uma decisão. 


BATE PAPO NO QUINTAL 


1. Imponderável F. C. -  O Flamengo, que ganhou quase tudo ano passado,  empatou ontem com o Internacional, no Maracanã, 1 x 1, e saiu vaiado pela torcida.


2. Hulk sendo Hulk – Na derrota por 1 x 0 para o Bragantino, ontem, o destaque do Atlético foi  a atuação de Hulk. Simulou faltas em toda jogada de que participou. Nas disputas corpo a corpo, pressentindo a perda da bola, rola no gramado como se atingido por um míssil. Poucos árbitros ainda vão na figuração. Não voltou para o segundo tempo.


3. Gelvane Cardoso – definitivo:


“Tem dias que apenas a vitória suada ou molhada é o que interessa.”


4. Gustavo tenta uma gozeira em cima da massa azul:


  1. O jogo do Cruzeiro já acabou?

  2. . Até outro dia eram 10 milhões. Agora já são 14?”


Meu caro Gustavo, o jogo contra o Betim teve até menos acréscimo do que deveria, tal a cera que os seus jogadores faziam, pra  segurar o empate. Nas reposições de bola pelo goleiro, era um absurdo.


Quanto ao número de integrantes da Nação Azul, estimativas recentes apontam 14 milhões.  Durante as comemorações do título da Copa São Paulo, pelo sub-20,  o nosso diretor Adilson Batista cumprimentou “os 14 milhões de cruzeirenses”.


5. Voltei  codinome de antigo participante deste QUINTAL – usa com criatividade nossa coluna anterior sobre distâncias estratosféricas pra dizer que, com os resultados conseguidos pelo Cruzeiro até ontem o cruzeirense, se pudesse, tentaria se refugiar na Alfa Centauri A, “mas ia acabar caindo, por uma atração irresistível, na Alfa Centauri B”.   E adverte:


“Agora, se o Atlético confirmar o heptacampeonato vai ter gente querendo comprar passagem para o Planeta HD237010 a 146 anos-luz de distância da Arena MRV. E ainda perguntando para o vendedor na rodoviária: “não tem para mais longe?”


6. Jamilton apela à prudência:


“Estamos no começo de temporada, então isso inclui dizer que é preciso um pouco de paciência com o time e com o Tite. Estávamos acostumados com o que Leonardo Jardim fez no ano passado...”    


Reproduz  os lances em que o Cruzeiro  foi visivelmente prejudicado pela arbitragem ou pelo VAR. Lembra que, pelo seu passado, Tite merece um voto de confiança.


Jamilton, você tem toda razão. Torcedor tem pressa, mas precisamos compreender o momento.  Se considerar só o inicio do ano de futebol-2026, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já teriam mudado de treinador.


  GARIMPO


“Eu fiz todos os cálculos; o destino fará o resto”.

(Napoleão Bonaparte)

 
 
 

8 comentários


Convidado:
há 8 horas

Ontem, perto do final do primeiro tempo a torcida cruzeirense fez um coro “olê Ti-tê”!


Os comentaristas estavam falando que era o melhor jogo do time no ano.


No fim do jogo começaram a vaiar…

Não faz sentido isso.

Curtir

Israel Junior
há 9 horas

O que me impressiona é o desânimo do nosso treinador. Tanto na beira do gramado quanto nas entrevistas, ele parece entregue, sem forças para lutar. Um comportamento preocupante.

Curtir
Marcos
há 7 horas
Respondendo a

Israel Jr., infelizmente - embora muitos não queiram aceitar, preferindo ser educados - a verdade é que o Tite já é um velho mental, técnica e fisicamente decrépito!!!! Veja que já não consegue caminhar, nem fazer uma boa leitura do jogo. Basta ver a falta de proteção à defesa, a distribuição dos jogadores (mal escalados) em campo, sofrendo contra-ataques absurdos como no 2o. gol!!!!! Enfim....

Curtir

David
há 13 horas

Esse imponderável no seu comentário me remete ao indelével ... nas partidas do Framengo

Curtir

Bernardo
há 13 horas

Uma covardia o que estão fazendo com o Tite. Ele teve uma série crise de ansiedade no ano passado. Precisa de tranquilidade para trabalhar.

Curtir

Convidado:
há 14 horas

Perdeu

Curtir
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page