top of page

COMEÇA A JORNADA DOS PONTOS CORRIDOS!

  • Foto do escritor: Rafael de Novaes Rocha
    Rafael de Novaes Rocha
  • há 3 horas
  • 4 min de leitura

(Por Rafael de Novaes Rocha)


Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr
Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

O Cruzeiro entrará em campo esta noite defendendo uma escrita de mais de dez anos sem saber o que é perder para o Botafogo. No Nilton Santos a sequência é ainda maior: são catorze anos sem derrotas. Será Tite capaz de manter esse doce jejum?


Os últimos resultados esfriaram os ânimos cruzeirenses, mas a expectativa é que possam servir de chacoalhão para o elenco. Ainda não é hora de ligar o sinal amarelo. Seguimos em janeiro, início de temporada, marcha lenta, tempo de recuperação do ritmo e do físico. Não custa lembrar que o último clássico foi apenas a segunda atuação dos onze titulares neste ano: uma partida impecável contra o Uberlândia, nota 10; e a decepcionante derrota para o Atlético, nota 0; média 5. Ainda há muito o que melhorar. Tite ainda precisa encontrar sua forma de jogar, dar sua cara ao time. Até agora não conseguiu.


Mas a temporada começa pra valer hoje e há bastante margem para melhorias. A questão é ter paciência. Não custa relembrar o nosso início de ano em 2025 e do desempenho medíocre de Leonardo Jardim em seus primeiros jogos por aqui. No mais, que hoje voltemos do Rio com os três primeiros de muitos pontos.


Encerro minha periódica participação neste QUINTAL com esperança (e confiança!) na sequência do ano cruzeirense. Relembro que o blogueiro titular deste minifúndio assume os próximos tópicos - ou seja, não me responsabilizo mais por nenhuma abobrinha a seguir!


BATE PAPO NO QUINTAL 


1. Atlético - MG x Palmeiras empatam na rodada inicial do Brasileirão. O curioso nisso é o retrospecto do duelo na Arena MRV. No agregado dos confrontos: Palmeiras 9 x 2 Atlético.


2. Manuel Panhame – Há dias, ninguém conseguia motivar o homem a sair da toca. Apareceu parente pra lembrar de amigos comuns, pais, avós, tempos da juventude... surgiu até quem já atestou façanhas do atleta de alcova... nada conseguiu trazer de novo o historiador atleticano ao QUINTAL...  até que aconteceu, domingo, a mini tragédia na Arena do bairro Califórnia, a nossa carinhosa Toca-4. E o homem voltou com força total. Marretou, sapateou, festejou.  Salientou sobretudo a tristeza azul pós jogo. Tudo isto reforça o anterior favoritismo do Cruzeiro ante o desnível técnico das duas equipes.  Sem surpresas, porém, vimos mais uma vez que futebol não tem lógica.  Nas entrevistas com torcedores, antes da partida, um atleticano cravou: “Que vença o pior”!


Saibam, porém, que não é o fim do mundo.  Acidentes acontecem, ocasionalmente.  No fim da jornada, prevalece o normal, o previsível.  Ainda teremos novos encontros por aqui. Aqueles que definem.


Te cuida, historiador.


3. Gelvane Cardoso aponta a falha:


“No clássico, todo o sistema defensivo ficou devendo muito.  Espero que tenha sido apenas um dia ruim, caso contrario vão ter que colocar os pés no chão.”


Gelvane, você tem razão. E tudo piorou depois dos cartões amarelos. O defensor, com receio  de expulsão, simplesmente escolta o atacante avançando...


4. Marcos  não alivia:


“O jogo foi uma lástima. Comentando a coluna de quinta-feira, eu dizia que Tite não consegue fazer a leitura do jogo para mudar quando for preciso. O técnico do Atlético conseguiu isso. Tite, não. E foi assim na seleção, no Flamengo, no próprio Atlético... É um técnico que já cheira a mofo, antiquado; com tantos reforços, entra com o mesmo time do ano passado, e com desfalques! Queria o quê? E tem mais: em cinco jogos, três derrotas! Em outros tempos já estaria na rua.”


Meu caro Marcos, você tem razão, em parte. Há que se considerar, porém, o início de temporada. Todo time grande está patinando. Há muita água, ainda, pra passar debaixo da ponte. O que me anima: a qualificação de nosso plantel.  Antes, você olhava para o banco e baixava o desânimo.  Hoje, você olha e pensa quanto a concorrência se afoga na inveja!


5. Cheloni aponta incoerência de Tite no clássico:


“Estranhei a substituição do Lucas Silva pelo Gerson do jeito que foi. Mudou o Cristian para o lugar do Lucas Silva e colocou o Gerson no lugar do Cristian.  Não seria melhor colocar o Gerson diretamente no lugar do Lucas Silva ou então no lugar do Cristian (este indo pro banco)?”


Cheloni, Tite falou e repetiu que se aprende com as derrotas. Tomara que tenha valido a lição, inclusive aquela de ver uma avenida aberta no nosso lado direito defensivo até que surgiu, por ali, o primeiro gol do Atlético.


6. Bernardo e Halisson Souza focam em Hulk. Cruzeirenses “comemoraram” o fracasso das negociações para a ida do atacante ao Fluminense... E o QUINTAL sonegou comentário sobre o golaço feito por ele no Cruzeiro.


Impossível negar razão aos atleticanos Bernardo e Halisson. Mas o gol feito por Hulk, realmente sensacional, contou não apenas com a habilidade do craque, também com  a ineficiência absoluta  de marcação.


7. Alejandro, disfarçado (mal) de cruzeirense começa assim:


“Dia pra nós! Tudo estava a nosso favor, juiz nos ajudando (pênalti no Bernard) o time deles perdido... Fizemos o K e eles o KKK”


Alejandro, seu disfarce é tão discreto quanto o de uma tartaruga tentando se passar por avestruz. A jogada com Bernard é, no mínimo, polêmica. Na minha opinião ele, nitidamente, força o contato, como aliás é de seu costume.


8. Árbitro de fora -  Parabéns à direção do Cruzeiro exigindo árbitro de fora para o clássico. A influência da FMF na arbitragem, pra favorecer ao Atlético, de tão antiga tornou-se institucional. 


9. SAMUCA TV - Crescendo cada vez mais na preferência dos esportistas brasileiros, acaba de inaugurar novo cenário para o “Live do SV”. Show de bola. 


Reunindo faro jornalístico e empresarial com empatia e respeito a todas as torcidas, Samuel Venâncio é um bilhete premiado.


GARIMPO


“Muitas pessoas são bastante educadas pra não falar com a boca cheia, porém não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca.”

(Orson Welles -1915/1985 – cineasta americano)



 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page