top of page

FORTES EMOÇÕES

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 18 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura
Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Reprodução
Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Reprodução

São comuns, no fim de ano. Novidades espetaculosas tumultuam o reino do futebol e isto mexe fundo com as esperanças. Por exemplo: bom saber que Gabi "gol" arruma as malas e vai pousar no Corinthians ou no Santos evitando cutucar feridas antigas com Tite. Não teria mais ambiente na Toca. Choque disciplinar no Palmeiras pode trazer Bruno Rodrigues de volta ao Cruzeiro. Será bem-vindo. E o nosso Departamento de Caça Talentos prometendo novidades ainda para dezembro. Nota 10. Coisa pra manter o sarrafo alto como precisamos e passamos a poder  nos últimos dois anos, com o renascer do Maior de Minas.


Grupos sociais pedem opinião do blogueiro sobre Adenor Leonardo Bachi, o nosso Tite: aprovo.


No Brasil, disponível, não vejo outro nome mais indicado. Nos últimos 15 anos, com grandes desafios  (Seleção Brasileira, 2016-22; Flamengo, 2023/24) conseguiu índices de aproveitamento  superiores aos de Leo Jardim no Cruzeiro.


Confiança beirando a tampa.


 BATE PAPO NO QUINTAL


1.Ando meio sumido -  Codinome com o qual ressurge um dos mais antigos frequentadores e argutos debatedores deste QUINTAL. Goza e glosa o título da coluna anterior – “Não foi, mas poderia ter sido”:


“Não ganhei a megasena, mas poderia ter ganhado. E não casei com a Gisele Bündchen, mas poderia ter casado...” 


Verdade!


Mas convenhamos, quando se perde por 2 ou 3 gols de diferença, deve-se reconhecer que “não foi e jamais poderia ter sido”. Agora quando  na primeira fase de cobrança de pênaltis, seu jogador vai bater o último, classificando o time e perde com tamanha displicência, você pode dizer, sim: não foi, mas poderia ter sido.


2.Foguetório -  Repercute ainda  a noite mágica vivenciada pelos atleticanos desovando seu estoque de foguetes. Impressionante. Foi muito além do que seria normal. Mágoas profundas.  


3.Ressaca -  O day after foi difícil após a eliminação nos pênaltis para o Corinthians. Decepção geral  e uma unanimidade: vontade de encontrar Gabigol, xingar muito e depois  perguntar: porque entregar daquela forma uma classificação  que estava em seus pés? 


Bastava fazer o gol e o Cruzeiro já iria disputar a final da Copa do Brasil.  Perde-se pênalti de várias maneiras, umas imperdoáveis como as cobranças displicentes. No caso de Gabigol  uma piada cruel circula nos grupos sociais:  O pênalti deveria ser anulado porque é proibido o recuo de bola pra goleiro.


4.Cancelamento -  Matheus Pereira e Kaio Jorge deixaram de seguir Gabigol. Eu também.


5.Marcos Mineiro lamenta as substituições feitas por Leonardo Jardim, aos 46 minutos do segundo tempo, colocando Gabigol e Wallace, exatamente os dois que perderam a cobrança de pênaltis, dando a classificação ao Corinthians. Lembra que a voz do povo é a voz de Deus: a torcida não vinha querendo nada com esses dois.


Meu caro Marcos, é difícil encontrar um posicionamento justo. São dois jogadores experientes,  que já atuaram em grandes clubes,  e que de modo geral se dão bem na cobrança de pênaltis.


Naquele momento, emoções e tensões a mil, pode-se compreender a iniciativa de Jardim. Passado o torpor com a imensa decepção  técnica  pelo desempenho dos dois ex-craques, a análise fria dos fatos abre as cortinas da psicologia: embora não externassem insatisfações ou incômodos com a prolongada reserva,  esses dois jogadores estavam “normais” para aquele jogão? Sem  rastros de ressentimentos lá no âmago da alma?


Hoje sabemos que não estavam. 


6.PSG elimina Flamengo -  A  decisão por pênaltis, ontem, no Catar, após empate em 1 x 1, acabou absolvendo de certo modo  alguns erros dos que  participaram da disputa com o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil. Dembelé, atacante do PSG, acabou de receber a Bola de Ouro, como melhor jogador de futebol do mundo. Ao bater um dos pênaltis  ontem mandou a bola fora do estádio. Só Freud explica isto.


GARIMPO


“Não somos ricos pelo que temos e sim pelo que não precisamos ter.”

(Kant – 1724-1804)

 
 
 

4 comentários


Ando meio sumido, mas... já tô
19 de dez. de 2025

Ando meio sumido, mas... já tô voltando!


E de fato, o atleticano se juntou à grande torcida do Corinthians em BH e fez uma festa linda no domingo passado. Pouco se nos dá o BBBruzeiro. Mas a gente gosta mesmo é de ver o bbbruzeirense esperneando... kkkkk. Teve até bbbruzeirense revoltado dando tiros em atleticanos porque gritaram um "vai curintians'... Deve ser um daqueles que se esbaldou com a vitória do Lunus. É assim que a roda gira...


Só que, segundo o foguetômetro instalado na Savassi, a festa Galo/Corinthians alcançou o segundo lugar no ano. Nada comparável com a desova de fogos de seis anos sem títulos feita pelos bbbruzeirenses após o jogo do Galo contra o Lanus. Mágoas mais…


Curtir
Ando dando choque no Magoado
20 de dez. de 2025
Respondendo a

mas que chorume, hein, Magoado?


Essa chorumela é uma mistura de viajante de Nárnia com previsões de Mãe Dinah do além e mágoas acumuladas de anos de sofrimento com o CABULOSO?


Primeiro que a vida das pequenas aves desse ano de 2025 em diante é torcer para as CODORNAS CALOTEIRAS?? NÃO!


Agora torcem pra Curintia, Palmeiras e TODOS aqueles que vão cruzar na frente pra jogar contra o Cruzerão Malvadão. haha.


Mas ao ACHAR que o Tite vai afundar o Cabuloso, se esquece que não estamos mais em 2005, muita água passou e o Adenor é outro, não é mais aquele fracassado que se juntou aos fracassados de Vespasianus.


Mas ao invés de se preocupar com o MAIOR DE MINAS,…


Curtir

Augusto
18 de dez. de 2025

Putz...nem no vôlei mais nós tamos ganhando. O CSA-MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa entrou realmente na era do IA : IA ser Campeão de alguma coisa em 2020;IA ser Campeão de alguma coisa em 2021;IA ser Campeão de alguma coisa em 2022;IA ser Campeão de alguma coisa em 2023;IA ser Campeão de alguma coisa em 2024;IA ser Campeão de alguma coisa em 2025

Eu IA rir, mas desisti.

Curtir

Marcos Mineiro
18 de dez. de 2025

Poisé. E trouxeram o Tite. Sugeriu-se a contratação do Pezzolano, já conhecido nosso que, então, foi para o Internacional. Agora Inês é morta!!! Torçamos muito para que esse Tite acerte e possa fazer o Cruzeiro jogar. Está na hora de contratar: que se contratem bons jogadores, pois de medianos e ex-boleiros em atividade já andamos cheios. E só para não passar em branco: que vexame monumental as cobranças de pênaltes na decisão da copa intercontinental!!!! Nem Gabriel Barbosa foi tão ruim (ele foi, apenas, irresponsável e de caráter deficiente). A todos desse Quintal, um feliz natal e um ano repleto de alegrias e realizações!!!!!

Curtir
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page