É PRIMAVERA!
- José Dalai Rocha

- 22 de set.
- 5 min de leitura

Flores no campo e na alma, mesmo que o inverno tenha ameaçado voltar com aquele estranho 1 x 0 para o Bragantino, ontem a noite no Mineirão.
Apesar de um certo embaraço de nosso time nas finalizações, a gente sabia que a qualquer momento o empate ia surgir. Lucas Silva, retornando de suspensão, chutando de fora da área, acertou o ângulo direito do goleiro Cleiton. Tínhamos então o segundo tempo inteiro pra alcançar a vitória. Foi sofrido. Fernando Seabra queria aplicar a lei do ex e o Bragantino jogou como não vinha conseguindo nas últimas partidas. Finalmente, pacificaram-se os corações azuis com o gol de Kaiki após mais uma blitz. O Cruzeiro venceu de novo e retomou, no momento, a vice-liderança do Brasileiro. Sempre lembrando que o Palmeiras, no terceiro lugar, tem dois jogos a menos.
Impossível, porém, não sentir o renascimento do Cruzeiro.
Como o lento e poderosíssimo deslocamento de placas tectônicas, o nosso mundo da bola vai se ajustando, pouco a pouco. Tudo caminha pra se ajeitar no lugar próprio, aquele que os deuses reservam aos vencedores naturais. Não os endêmicos, ocasionais, pandêmicos.
Sofremos pra chegar a este nível de autoconfiança. De engrenagem azeitada que sabe o que fazer com a bola.
No últimos anos, com o time jogando mal, o treinador olhava pra nosso banco e a vontade era de sair do estadio, correndo. Lembra? Tudo dava errado pra nós e certo para os nossos rivais de Vespasiano. Além da queda, coice!
Gradualmente, as coisas foram mudando. Repetem-se fins de semana como este passado. Se jogamos domingo e o Atlético no sábado, está garantida a alegria dupla. Nem precisa de ligar secador.
Não se pode deixar de louvar a serenidade, postura, capacidade dos homens que dirigem o Cruzeiro. Em especial, Pedrinho e seu jovem filho. Discretíssimos. Trocaram palavras por trabalho. Falar, até papagaio fala.
É primavera!
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Leonardo Jardim – Ou você começa a substituir no intervalo jogadores de defesa amarelados ou distribui calmantes para a torcida, patrocinados pela Quinta Jardim do Tua.
2. Tudibom – encarnando a alma azul:
“Muito bom ver a dignidade cruzeirense restaurada. O Cruzeiro está em ascensão. Palmeiras e Flamengo já estão no apogeu. Os escanteios se tornaram uma arma para nós. Ainda nos falta um exímio cobrador de faltas. Ou Jardim põe alguém pra treinar este quesito ou então erra é uma deficiência a ser suprida na próxima janela.”
Quanto aos escanteios, volto a puxar brasa pra minha sardinha. Sempre fui contra aquelas antigas bobagens ensaiadas (mal) e que não resultavam em nada. Cansei de bater nesta tecla, aqui no QUINTAL. Outra cornetada nossa parece estar sendo também atendida: mexer mais cedo, pra ter tempo de dar resultados. Contra o Bahia, Jardim fez alterações aos 20 minutos do segundo tempo e virou o jogo.
3. Fernando Xun não deixa barato:
“Respondendo ao Hulk, falando que é a primeira vez que ele perde para o Cruzeiro em mata-mata: No final das contas só perdemos em mata-mata pra eles em 2022 e 2024. Está 2 x 1, OK?”
Muito bem lembrado, Fernando. Se a História fosse escrita pelos atleticanos o mundo estaria de cabeça pra baixo.
4. Jogar contra 10 – Desde a inesquecível decisão da Libertadores contra o Botafogo, em Buenos Aires, quando no primeiro minuto do jogo os cariocas tiveram o volante Gregore expulso, o Atlético vem vivendo maldição específica: é só ficar em vantagem numérica, pra entregar a rapadura. Recentemente, foi o Santos, na Arena MRV. Quarta-feira, na Bolívia, a sina se repetiu. Piorando, por causa da altitude.
Sábado, no Engenhão, contra o cabalístico Botafogo, o filme se repetiu. Era empate de 0 x 0, quando o atacante espanhol Chris Ramos, do Botafogo, foi expulso aos 45 minutos do primeiro tempo. Estava armada a senha para o bis do dramalhão que não demorou pra acontecer. O gol veio com requintes de extrema maldade: o garoto argentino Montoro, de apenas 17 anos, recebeu bola pela esquerda de seu ataque, passou por três defensores, inclusive deixando no chão o lateral Natanael, e, com precisão milimétrica, cruzou na cabeça de Santi Rodrigues. Aos 2 minutos do segundo tempo...
Hulk, que adora “orientar” o árbitro até na marcação de laterais, poderia tentar convencer o apitador pra “não expulsar” adversário. Ou então cabe ao Atlético seguir conselho da Radio Itatiaia: ao ver um adversário expulso, Sampaoli imediatamente tira um atleticano e equilibra o jogo.
5. Kylian Mbappé, hoje o maior craque francês, fez confissões, no mínimo inquietantes, à revista do jornal “L´Équipe”:
“Sou fatalista em relação ao mundo do futebol. Quem vai ao estádio tem sorte de simplesmente assistir a um espetáculo, sem saber o que está acontecendo nos bastidores. Sinceramente, se eu não tivesse essa paixão pelo esporte, já estaria há muito tempo enojado com o mundo do futebol”.
Milionário, Mbappé reclama:
“Quanto mais dinheiro você tem, mais problemas você tem.”
O craque do Real Madrid, aos 26 anos, salário mensal superior a cinco milhões de reais, ainda não saiu da adolescência.
Óbvio, quanto mais dinheiro, mais “problemas” aparecem. Mas na mesma proporção, disponíveis mais recursos pra resolvê-los.
6. Sub-20 azul é recorde na seleção – Refletindo o excelente momento em todas as suas categorias, o Cruzeiro é recordista nas convocações da seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo Sub-20, no final do mês, no Chile. 4 jogadores foram convocados: o goleiro Otavio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo Rhikman e o meia Rhuan Gabriel. Além dos craques, também vão para a seleção o nosso fisioterapeuta Antônio Augusto Duarte, o preparador de goleiros João Lacerda e o analista de desempenho Gabriel Elói.
Tudo isto não é por acaso: o único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.
7. Todos são iguais, Flamengo é diferente – O árbitro colombiano Andrés Rojas, que apitou Flamengo x Estudiantes-ARG, pela Libertadores, cometeu temeridade sem tamanho: em jogada duvidosa, aos 37 minutos do segundo tempo, expulsou o atacante Plata. O Flamengo vencia por 2 x 0. Acabou tomando um gol no final da partida. O mundo, até da Conmebol, está vindo abaixo. Quem ousa? O erro da arbitragem contra todos os times é humano. Contra o Flamengo é sacrilégio.
8. Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – Foi ontem, domingo. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) assinou inquietante artigo na Folha – “Luta por dignidade”:
“Somos 14,4 milhões de brasileiros com deficiência; driblamos cidades que não nos acolhem, escolas que não nos incluem, um mercado que não nos contrata.”
9. Meia de ligação - O termo está em desuso, mas ainda tem defensores de peso, como Tostão. É o clássico camisa 10. O cara que pensa, articula, projeta. No Cruzeiro, hoje, é Matheus Pereira. No Flamengo, Arrascaeta. No Botafogo, um menino de 17 anos, Montoro, que é da seleção argentina, onde atua ao lado de Messi. No jogo de sábado, contra o Atlético, no Engenho, Montoro foi Montoro duas vezes. No primeiro tempo, frente a um emaranhado de jogadores na área atleticana, enfiou – via Waze – uma bola que sobrou limpa, na pequena área, pra Vitinho marcar. Ele errou bisonhamente. Começando o segundo tempo, Montoro brilhou outra vez, cruzando para o gol de Santi Rodriguez. É fácil saber quem não tem “meia de ligação”: o time, sem saber o que fazer com a bola, fica trocando passes horizontais, no meio de campo, indefinidamente...
10. Lédio Carmona - o comentarista esportivo da Globo está entrando em fase esquisita, com tendência explicita pro times do eixo Rio-São Paulo. No jogo Cruzeiro 1 x 0 São Paulo, até o nosso gol, na metade do segundo tempo, não economizava adjetivos pra criticar o Cruzeiro e louvar os paulistas. Teve extrema dificuldade pra explicar nossa vitória. Calma, Lédio. Excessos vocabulários tal como o álcool não são recomendados.
11.Você concorda? – Muitas teses foram expostas aqui. Ponha sua opinião no QUINTAL, mesmo que discordando. Ou malhando!
GARIMPO
“É um defeito comum dos homens não levar em conta as tempestades quando o mar está calmo.”
(Maquiavel, filósofo e diplomata italiano, 1469-1527).




O Cruzeiro parece estar entrando numa tempestade perfeita,um ciclo que se retroalimenta.As vitórias estão gerando confiança,que gera um comportamento motivado que produz novas vitórias,realimentando o ciclo.Aquele chute do Lucas Silva,num lance plástico em que ele tira da linha da bola 3 adversários com um só toque antes de desferir aquela pedrada,não acontecia antes.Que venham outros chutassos como esses.Que apareçam gols de falta e mais gols de escanteio.E também temos que reconhecer que o Cássio voltou a atuar em altíssimo nível."O Campeão voltou",de fato!
O mister Leonardo Jardim realmente tem o time nas mãos e sabre treiná-lo. O quedrador de tabus. Mais um foi quedrado ontem na vitória de virado de 2 x 1 sobre o Bragantino de ex-treinador do Cruzeiro Seabra cadabra. Este foi de manter quatro vitórias seguidas, coisa que não acontecia desde do Brasileirão de 2014. Que time bonito de ver jogar. Com a bola ou sem a bola, saindo vencendo ou perdendo, a vitória sempre acontece. Que continuem assim mostrando este entrosamento e futebol. Agora o time de Vespasiano está passando aperto do lado de lá. Como diria o nobre Dalai, o pessoal da Barraca Atleticana não tem um dia de paz. Mas o mais importante é que o Dudu…
Bom dia.
Rsrsrsrs.
Tá difícil falar sobre Galo ultimamente.
O time nao ajuda.
E prá piorar, somos obrigados a admitir que o CSA-MG tá jogando um bom futebol, de maneira discreta.
Vou parar por aqui.
Um grande abraço.
Eta joguim custoso!!!!! Seabra entende mesmo de Cruzeiro, mas Jardim mostrou a que veio. Primeiro, com rara competência, mudou o jogo ainda no primeiro tempo, deslocando peças. Depois, fez logo cedo alteração, com a entrada do Gabriel Barbosa. E aí, acabou pro Braga. Pereira quase fez chover!!!! Agora, é preciso vencer Vasco e Flamengo, para chegar de vez à frente da tabela. E há condições para isso, embora saibamos que jogar contra esses dois times, no Rio, é osso duro!.. No mais, sinto que o Jardim poderia dar mais minutos para o Arroyo, que é rápido e pode conseguir bons momentos para o ataque.
Texto brilhante, como sempre. E como eu queria o problema do Mbappé!!! Deve ser muito bom estar com este problema, e feliz.