SUFOCO FAZ PARTE?
- José Dalai Rocha

- 14 de mai.
- 3 min de leitura

Era jogo de futebol ou teste cardiológico? Pelo menos por três vezes “vimos” a bola entrando no gol do Otavio, selando o empate e programando a loucura dos pênaltis. Que sufoco!
E pensar que esse drama poderia ser evitado se a gente soubesse aproveitar, com eficiência, algumas das dezenas de oportunidades de gol surgidas em Goiânia e terça-feira no Mineirão. Enquanto sobrou eficiência no goleiro Tadeu, melhor em campo, faltou-nos sintonia mais afinada para o golpe final. Domínio, posse de bola, ataques em série empolgam a Nação Azul enquanto os “quase gol” vão se empilhando... o tempo passando... o adversário reagindo... alugando meio-campo... a torcida quase enfartando!
Precisa disso em todo jogo?
Se tivesse procuração dos doze milhões de cruzeirenses espalhados por este mundo afora eu determinaria a Artur Jorge e comissão técnica: É obrigatório, pós treinamentos, a cobrança ensaiada de escanteios e faltas. O exercício só termina quando houver êxito em três cobranças sucessivas. Precisamos saber utilizar esses recursos num momento em que o futebol está cada vez mais nivelado, com defesas fortes física e tecnicamente, trancadas, armando paredões. As diferenças, quando não surgem de toques de genialidade, estão na eficiente cobrança de faltas e escanteios.
Vamos treinar?
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Palmeiras x Cruzeiro sábado – Enquanto descansa, carrega pedra!
Às 9 da noite, na Arena Barueri, encontro marcado com o líder do campeonato brasileiro. Chegaremos em São Paulo com a cara, a coragem e a esperança inabalável de continuar subindo na tabela. Apenas difícil. Não impossível.
Terça-feira – Boca Juniors em Buenos Aires.
2. José Odilon Faustino perde a paciência:
“É muito difícil ler/ouvir essas “abobrinhas” de quem, nitidamente, morre de inveja! Prefiro ficar com o que disse o famoso Voltaire: “O mais competente não discute, domina a sua ciência e se cala.”
3. Maninho Portozeiros traduz, interpreta, processa e nocauteia o blogueiro:
“Parabéns ao José Odilon pela lucidez. No comentário salvou o preconceito besta com o Funk do dono do blog. Sabia que na Serra há muita gente que vive dessa música? Dalai, não menospreze nossa cultura. E tenha mais otimismo. O texto só trouxe críticas ao Cruzeiro nem parece que ganhamos de virada. Não tô te entendendo!”
Meu caro Maninho, um milhão de desculpas. Por extrema ignorância, o blogueiro desconsiderou manifestações de cultura válidas, importantes para seus adeptos. Gosto musical não se impõe. Há que se aprender a conviver com irmãos diferentes quanto à sensibilidade e o ritmo. Acho que assimilei e agradeço a lição.
Mas mantenho as críticas ao time. Temos de encontrar fórmulas pra aproveitar oportunidades dentro da área. Não é possível chegar tão perto e continuar perdendo tantos gols.
4. Marcos Amaral adverte:
“Temos que ter cuidados com agentes externos...
Uns não sabem bater lateral.
O ressurgimento é assim, mas temos potencial pra mais.”
É isto, Marcos. A duras penas, também acho que estamos no caminho certo. Vivendo e aprendendo a lição.
5. Renato de Almeida Câmara quer complicar o blogueiro:
“Dalai, você tem de repercutir a melhor do mês: todo mundo sabe que o Circle de Soleil é um dos interessados em comprar o Botafogo. Acontece que depois do Atlético e Botafogo, aquele joguinho que deu calo nas vistas, o Cirque du Soleil desistiu do negócio. Entrou o Circo Garcia querendo comprar os dois times.”
Meu caro Renato, em nome da paz em família, prefiro não comentar. Tenho um filho, Gustavo, atleticano; e um genro, Matheus, botafoguense. Dava pena ver a cara dos dois, depois do jogo.
6. Minas Gerais brilha na pré-lista da seleção - Cinco jogadores que atuam em Belo Horizonte compõem o listão oficial de Ancelotti, fechando a turma de onde serão retirados, segunda feira, os 26 que disputarão a Copa do Mundo: Fabricio Bruno, Kaiki, Gerson, Matheus Pereira e Kaio Jorge. Todos, do Maior de Minas.
GARIMPO
“Se os seus princípios são rígidos e inabaláveis, você, pessoalmente, já não precisa ser tanto.”
(Millor Fernandes)




Subindo Monte Castello
A hora és esta...
Rumo a vitória na terça
Lá Bombonera és nuestra
Dalai, passa o tempo, chegam as infos e descobrimos a verdade. O maior prejudicado com o caso Vorcaro foram os atleticanos .
Vorcaro investiu mais no filme do que no time de Vespasiano
Analisando cada jogo das copas, cheguei à conclusão óbvia que a primeira partida, seja em casa ou fora, é fundamental para a classificação à fase seguinte…
Ontem, por exemplo, assisti Juventude x São Paulo e, claramente o time paulista deve ter se arrependido de ter feito apenas um gol no adversário, na partida de ida. O Juventude foi valente e buscou a classificação.
O mesmo foi com o cruzeiro, que tem por norma fazer sua fantástica torcida sofrer. A sorte, sorte mesmo, foi que o baixinho do Goiás, aquele mesmo que marcou na ida, teve a trave para atrapalhar. Ufa, que sufoco!
Também, do outro lado a recíproca é verdadeira!
O Ceará ganhava de 2x0, com um jogador a mais…