top of page

SINTONIA AZUL

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 19 de jan.
  • 4 min de leitura

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Reprodução
Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Reprodução

Contra o Uberlândia, sábado, primeiro ensaio de orquestra predestinada a grandes concertos Brasil afora.  Alguns integrantes ainda procuram o tom certo, mas o conjunto revelou - com os 5 x 0 – que está perto de retomar o nível da sintonia que manteve o time no requintado tripé de ouro de 2025.


Quinta-feira, no Mineirão, às 18h30, novo ensaio marcado, desta vez contra o Democrata-GV, ainda sem o virtuose de meio-campo, recém contratado, mas com reforços capazes de melhorar o que já está bom. Enquanto disputa o campeonato mineiro, que não vence há tanto tempo, o Cruzeiro se prepara para o início do Brasileiro, no fim do mês, no Rio, encarando o Botafogo.


Antes, revisita a Arena MRV para o jogo contra o Atlético.


Aguardam-se grandes emoções.


Colocado em sexto lugar no Ranking Folha nacional de 2025, publicado ontem, o Cruzeiro segue sendo o melhor Clube fora do privilegiado eixo Rio-São Paulo, seguido por Grêmio, Internacional e Fluminense, dentre os 10 primeiros. Após amargar por três anos a Série B, fruto do inacreditável descalabro financeiro de que foi vítima, seguindo-se pandemia que trancou o mundo em casa, o Cruzeiro, ainda assim, pelos frutos acumulados há décadas, mantém a sua honrosa posição no panorama nacional. 


Um patrimônio construído graças à visão administrativa de antigos dirigentes, com o valoroso apoio da Nação Azul, e que agora, na gestão de Pedro Lourenço e seu filho Junio, encontra condições de retomar as rédeas daquele passado glorioso. Há certeza de que tudo vai sair como queremos? Óbvio que não. Mas, páginas heroicas, imortais, em branco,  já estão abertas pra serem preenchidas.

 

BATE PAPO NO QUINTAL

 

1- Atlético 0 x 0 Tombense – Pelo campeonato mineiro, o Atlético ficou no empate sem gols, mesmo com o time de Tombos tendo zagueiro expulso aos 30 minutos do segundo tempo. Hulk irreconhecível: atuou como capitão e em momento algum reclamou da arbitragem.


Nota positiva quanto as reformas da Arena: a acústica melhorou. Vaias depois da partida foram ouvidas por todos os lados.


2- Show de bola – Único sobrevivente mineiro na Copinha São Paulo neste ano, o Sub-20 do Cruzeiro eliminou o Santos, na noite de sexta-feira, vencendo por 3 x 1, após um primeiro tempo em que sofreu permanente pressão. Avança às quartas de final. A partida foi em São Carlos. A garotada azul esbanjou segurança na defesa e categoria no ataque, deslanchando no tempo final. Funcionou o esquema montado pela Comissão Técnica: oito garotos que estavam no time principal, para as duas primeiras partidas do campeonato mineiro, viajaram pra São Carlos logo após o jogo contra o Tombense, em Uberlândia, se apresentando ao técnico Mairon Cesar.


Além do nosso goleiro Vitor Lamounier,  evitando com milagrosa defesa o gol de empate do Santos nos minutos finais (jogo estava 2 x 1), Rayan brilhou pela esquerda, fazendo um gol e dando assistência pra Fernando também marcar.


Viajaram para São Paulo e, agora, reintegram o Sub-20 para as quartas de final da Copinha: zagueiro Kaiquy Luiz, lateral direito Nicolas Pontes, lateral esquerdo William Fernando,  meio-campistas Murilo Rhikman, Cauan Baptistella e Rhuan Gabriel, atacantes Fernando e Ryan Lelis.


Domingo, no fim da tarde, os garotos do Cruzeiro venceram por 3 x 0 o Guanabara City, de Goiás, garantindo presença nas quartas de final da Copa São Paulo.


3- Fred Melo Paiva & Itair Machado – Quando, por circunstâncias inimagináveis, assumi o Cruzeiro pós tsunami, em dezembro de 2019, encontrei tantas barbaridades que foi tomando corpo em minha consciência  a suspeita de que Itair Machado seria, em verdade, um atleticano infiltrado, com a missão de acabar com o nosso Clube. Ainda não me livrei desse tormento. Agora, seis anos depois,  em sua coluna de sábado no Estado de Minas, Fred Melo Paiva  lança suspeita invertida: Itair teria incorporado em um dos Rs pra afundar o Atlético:


“Assim como morrem as democracias, por dentro, estão a assassinar o Galo a partir de suas entranhas, os miúdos, a moela, o fígado e coração. Sobretudo o coração. Quando a turma do Salsicha finalmente arrancar a máscara, digamos do Rafael, lá estará o Itair. Não digam que não avisei.”


4- Manuel Panhame -  sempre aguardado... retorna em alentado texto abordando... o  Atlético?  Não!  O Cruzeiro!  Faz uma coletânea de nossos piores resultados, ao longo da História e festeja como se estivesse descobrindo a pólvora. Meu caro Manuel, o Atlético sofrendo incêndios internos, vivendo um drama por não saber o que fazer com Hulk, Policia Federal rastreando dinheiro que Daniel Vorcaro empregou na SAF...  inventa prender no galinheiro o Galo da Madrugada, em Recife, leva gongada judicial e você resolve comentar jogos do Cruzeiro há 50 anos...


In claris cessat interpretatio.


5- Impeachment no São Paulo -  O processo de impeachment do presidente Júlio Casares,  aprovado sexta-feira pelo Conselho Deliberativo do clube, reavivou memória de tempos semelhantes que vivemos no Cruzeiro naqueles tempos tenebrosos. Assumindo a presidência do Conselho Deliberativo, com a renúncia de Zezé Perrella,  tratei de convocar Assembleia  Geral Extraordinária  pra decidir sobre o impeachment de Wagner Pires e Herminio Lemos, cujos partidários anunciavam ostensivamente que não haveria assembleia. O local escolhido foi a ampla sala de conferência do Dayrell Hotel, na rua Espírito Santo, quase esquina com Tupis. Publicado o primeiro edital, no dia seguinte a enorme  fachada de vidros do hotel amanheceu totalmente quebrada a pedradas.


6- Hoje, Noite Celeste  -  Diogo Medeiros comanda a partir das 18h30 o programa que movimenta a Nação Azul, comentando a atualidade do Cruzeiro. É só perguntar ao Google ou buscar no YouTube.


7- “Morning Show”, da Jovem Pan, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 10 às 12 horas, terá o comando de Fernando Rocha, a partir da próxima segunda, dia 26. O jornalista estava fora da televisão aberta desde 2019 quando, deixando a Globo, passou a marcar presença no digital, onde atua com forte engajamento nas redes sociais somando mais de 2 milhões de seguidores, além de criar e apresentar quatro podcasts com temáticas diversas: Na Medida do Possível (ou quase); Macho Detox; Águas Profundas e 50+ Podcast.


Tanto na Sky quanto na Net, a Jovem Pan tem o canal número 576. Vale a pena conferir.


GARIMPO

 

“Envelhecer é como subir uma montanha. Você perde um pouco do fôlego, mas a vista de lá é muito melhor.”

(Ingmar Bergman)

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page