top of page

PAGINAS HEROICAS, MORTAIS!

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 20 de mai.
  • 3 min de leitura
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Terça-feira escrevemos mais uma dessas páginas, em Buenos Aires, na Bombonera.  Ela vai se juntar a outras que  forjaram na América do Sul a temível imagem de La Besta Negra. Empate heroico,  1 x 1, que já está na História.


O Boca havia descansado dez dias. O Cruzeiro saía de um empate “impossível” contra o Palmeiras, sábado em São Paulo.


Após o apito final, que parecia não vir nunca em Buenos Aires,  fiquei com três  sensações: temos um baita goleiro;  Gerson joga demais e deveria haver multa pra quem perde um gol daqueles que Neiser jogou no lixo. Multa pesada, pra jamais se esquecer de que é crime craque perder  aquela jogada.


O árbitro venezuelano Jesus Valenzuela queimou minha língua. Xinguei tanto, por faltas não marcadas e outras, marcadas; achei rigorosa a expulsão de Gerson  (22´do segundo tempo).  No finalzinho, ele mostra que é um senhor árbitro de futebol.  La Bombonera trepidando, ameaçando desabar sobre o gramado, tem coragem de ir ao VAR e anular o gol que selaria a vitória do Boca Juniors por 2 x 1. Muitos árbitros sul-americanos não se arriscariam tanto.


No sorteio da Libertadores caímos no Grupo D, apontado como o “grupo da morte”. Agora, às vésperas da última rodada, temos posição de vantagem. Ocupamos momentaneamente o primeiro lugar do grupo, com 8 pontos.  De camarote, vamos assistir, às 21h30, no Chile, Universidad Católica, com 7 pontos,  enfrentar o Barcelona de Guaiaquil, com três. O Barcelona é o lanterna do grupo e será nosso último adversário no Mineirão, dia 28, quinta-feira,  às 21h30. Os dois primeiros colocados do grupo avançam ao mata-mata da Libertadores. A terceira colocação leva à fase de repescagem da Copa Sul-Americana. 


 BATE PAPO NO QUINTAL


1. Domingo: Cruzeiro x Chapecoense, MineirãoCom todo respeito à Chape, nosso segundo time no Brasileiro,  é hora de pontuar e subir na tabela.


2. Gerson – Está “comendo”  a bola. Parece mágico, escondendo peças. Juntam três em cima dele e não conseguem nada. Esta genialidade, porém, não é uma carta em branco para ações temerárias em campo. Prejudica o time. E muito. Quando numa dividida o jogador dá um carrinho com o pé elevado, como fez Gerson, é grande a chance de punição porque o VAR  tem tudo filmado, por várias câmeras. No caso de terça-feira o argentino atingido ficou inerte, no gramado, como se desmaiado.  Aguardou assim toda a movimentação do VAR. Após a expulsão, levantou-se serelepe, como se nada tivesse acontecido. Não podemos dar chance a esta pantomina.


3. Duda Galhardi abre sessão de gozeiras: 


“Dalai, engraçado a sua coluna como ela tem tamanhos variados. Hoje (segunda-feira), por exemplo, ela está pequena porque você perdeu duas vezes. Com seu verdadeiro objetivo, o Atlético, e com seu “clube” que luta contra o rebaixamento. Esqueça o Atlético.”


Duda, meu caro, não dá pra esquecer o Atlético. Ele é a nossa segunda alegria no futebol. O Cruzeiro muitas vezes nos decepciona. O Atlético, raramente. 


4. Jamilton – escrevendo na manhã de terça-feira abria espaço ao otimismo quanto ao jogo da noite. Vamos com tudo, proclamou. Jamilton acertou em cheio nas previsões. Jogaço, com excelente resultado para o Cruzeiro.


5. Maninho Portozeiros acompanha o Garimpo e quer saber de onde saem aquelas preciosidades. Pergunta se o blogueiro recorre ao ChatGPT.


Maninho, tenho bons livros  dedicados a essas pérolas do pensamento, com destaque – como o sempre lembro aqui – pra Ruy Castro e sua coletânea “Mau Humor – Uma antologia definitiva de frases venenosas.”  Além disso, recebo colaboração de amigos queridos. O Garimpo da coluna de hoje, por exemplo, foi enviado pelo meu filho Fernando Rocha.


6. Edmundo de Novaes Gomes – respondendo a Maninho sobre o eventual recurso do blogueiro ao ChatGPT, Edmundo acaba produzindo um texto de ficção literária que, fosse real, já me teria levado à Academia Brasileira de Letras.


Autor de “Falar”,  Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana 2003, especialista em teatralizar obras clássicas, é também  admirado professor universitário. Nascido num berço de  literatura e arte, potencializado em filhos, irmãos e sobrinhos,  Edmundo, malabarista da palavra,  se quisesse, faria Ancelotti convocar Lyanco, do Atlético.


7. Rafael Rocha vem aí -  O blogueiro, nesta quinta-feira, está sendo operado no Mater Dei,   de “Síndrome do Túnel do Carpo”. A mão esquerda já foi,  agora será a vez da direita, novamente com o dr. Antônio Tufi Neder Filho. Um ortopedista fascinado por duas especialidades:  mão e Cruzeiro.  Em outras palavras: estou em boas mãos.


Quanto aos leitores deste QUINTAL, não tenho tanta certeza. Ante a imobilização  da mão direita do blogueiro, a próxima coluna,  de segunda feira, será inteiramente produzida pelo nosso editor-revisor Rafael Rocha.  Inclusive as “abobrinhas” que lhe causam tantas abjeções.


  GARIMPO


“País tá tão doido que o brasileiro conhece mais ministros do STF do que convocados da seleção pra Copa”.

(anônimo)

 
 
 

3 comentários


Convidado:
28 de mai.

Dr. Dalai, em tempo: cuidado! Desse jeito, daqui a pouco o povo começa a achar que eu escrevo segurando uma pena mergulhada em vinho do Porto e iluminado por lampião de Minas. Não mereço tanto. Sou apenas um sujeito tentando empilhar palavras sem deixar que elas desabem umas sobre as outras no meio do caminho. Se alguma frase minha às vezes parece elegante, é porque aprendi lendo gente como o senhor, que sabe transformar ferrugem em música e silêncio em pedrada. E, sejamos sinceros, convencer Ancelotti a convocar Lyanco já ultrapassa qualquer fronteira literária. Machado de Assis talvez ironizasse a ideia num capítulo perdido de Brás Cubas. Guimarães Rosa certamente inventaria três neologismos e colocaria um jagunço pra explicar o…

Curtir

Marcos Mineiro
22 de mai.

Belo jogo contra o Boca! Atuação impecável do jovem goleiro, do Gerson, até a expulsão! Houve falhas? Sim, mas perdoáveis. Há ainda um problema de experiência para alguns atacantes mais jovens. O tempo vai corrigir isso. Agora, contra o Barcelona, é vencer ou vencer. E, como até agora o time não pipocou, mesmo com a sequência maluca de jogos, creio que dá pra ir pra cima nesses que faltam até a parada da copa. Se for possível, nesse período, com as atenções voltadas para o fraco time do Brasil, creio ser possível reforçar o Cruzeiro com uma ou outra contratação de peso, sem muito alarde.

Curtir

Marcos Amaral
21 de mai.

La BombonerA tremeu

La Bestia Negra voltou

Curtir
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page