top of page

MELHORANDO O QUE JÁ ESTÁ BOM

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 25 de ago.
  • 4 min de leitura
Gustavo Martins/ Cruzeiro / Reprodução
Gustavo Martins/ Cruzeiro / Reprodução

O Cruzeiro tem 12 milhões de corneteiros. Sou um deles. Fico à vontade, por isso mesmo,  pra mandar este lembrete ao nosso bom técnico Leonardo Jardim: sei que você vê jogos da Premier League, onde atuam os melhores jogadores do mundo. Salário “mínimo” de 5 milhões de reais o que é também um dos maiores absurdos do mundo. Mas isto é um outro tema. Hoje me interessa perguntar: na Premier League, quantas vezes você vê atacantes, na intermediária, dando chutes ridículos, nas mãos do goleiro adversário? Quantas vezes você vê cruzamentos igualmente ridículos nas mãos do goleiro de 3 metros de altura ao saltar com os braços levantados?  A resposta é: nenhuma!


Agora veja o vídeo de nosso jogo contra o Inter. Conte as vezes que desperdiçamos bisonhamente promissores ataques, com a displicência escandalosa dessas jogadinhas mequetrefes. Repare nossos volantes e até zagueiros atravessando o campo rumo à área inimiga e depois voltando desolados, às pressas, pra evitar um contra-ataque.


Meu caro Leo Jardim, você não vê isto numa grande “equipa” da prateleira de cima.  Vamos copia-las, com muito treinamento. Lançamentos só no padrão excelência, como fez nosso lateral William ao desfechar a corrida fatal de Kaio Jorge contra o Inter. Vamos chegar lá.


BATE PAPO NO QUINTAL


1. Colorindo o sábado – 44.400 torcedores testemunharam o início de retomada, pelo Cruzeiro, da trilha vencedora. 2 a 1 sobre o Internacional, com direito a gol antológico de Matheus Pereira. Chuta de esquerda, num toque só, de primeira, sem olhar para o gol adversário. Sem colocar força na bola. Só um Waze.


2. Colorindo o domingo – Abrindo as quartas de final do Campeonato Feminino de Futebol, as garotas do Cruzeiro foram a São Paulo enfrentar o Palmeiras. Jogo às 10 da manhã. As paulistas fizeram o primeiro gol, na etapa inicial. No segundo tempo, as cruzeirenses mostraram porque conquistaram o primeiro lugar no Brasileiro: 3 x 1. No outro grupo, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 x 0.


3. Atlético x Cruzeiro - Depois de amanhã, na Arena MRV, jogo de ida pelas Quartas de Final da Copa do Brasil, vamos  encarar o Atlético. Possivelmente com a estreia de Sinisterra na ponta esquerda.


4. Jamicel cumprimenta pelo novo espaço e corrige o blogueiro:


“Em relação ao pênalti não marcado no jogo contra o Mirassol, permito-me uma correção, pois foi no início do primeiro tempo e não do segundo, situação que agrava ainda mais o erro.”


5. Maktub -  Historiadores do futebol ainda analisam a surpreendente goleada do Vasco contra o Santos, de Neymar, em pleno Morumbis. No plano cabalístico observam que o craque brasileiro retardou mas não evitou seu encontro com o outro lado de uma goleada. Em 8 de julho de 2014, embora o maior destaque da seleção brasileira, Neymar, contundido, ficou fora do vexame que sofremos no Mineirão,  goleados pelos alemães. 7 x 1! Lembra? “Enquanto você pede uma picanha, mais um gol da Alemanha!”.


23 de outubro de 2024, o Barcelona, com Messi mas sem Neymar, recebeu o Bayern e tomou tamancada de 8 x 2.  Philippe Coutinho, que pertencia ao Barcelona mas emprestado ao Bayern,  entrou na etapa final, ainda a tempo de fazer dois gols.


Até então o anjo da guarda de Neymar nem pensava em descansar ou fugir de horas extras. Distraiu-se, porém, na temporada de petrodólares na Ásia e não percebeu o inesperado retorno do craque ao Santos. Ficou pra trás. Philippe Coutinho, não.  Na balaiada de seis que o Vasco aplicou nos paulistas, primeira goleada sofrida em campo, por um desprotegido Neymar, fez dois, de novo. O choro que escapou em 2014  e 2024 explodiu em 2025. Maktub.


6. “Perder as calças ou a casa” – Com este título, a coluna de Ruy Castro, na Folha de sexta-feira,  lança alerta que deveria ser repetido todas as manhãs para esses milhões de incautos que fazem a festa das Bets. Começa citando Stefan Zweig, em seu livro “Brasil, País do Futuro”, de 1941:


“A riqueza, para o brasileiro, não é o acúmulo penoso de dinheiro poupado graças a muitas horas de trabalho. É algo com que se sonha, que tem de vir do céu, e, no Brasil, a loteria é esse céu. É a esperança  quotidiana de milhões. A roda da fortuna gira todos os dias. Nos bares, nas ruas, a bordo e nos trens oferecem-se bilhetes de loteria...”


Ruy Castro desnuda a gravíssima situação de hoje:


“Cada brasileiro agora aposta no seu próprio número. Já não precisa esperar pelos sábados e quartas pra comprar o bilhete e, dias depois, ficar ao pé do rádio pra saber se ganhou. Aposta numa máquina tipo caça-níqueis, quantas vezes quiser, um número atrás do outro, e dali a um segundo, na mesma máquina em que jogou, confere se ganhou ou perdeu. Pode-se apostar tanto na sequência de números como de figuras. Não há limite de tempo diante das máquinas, nem de endividamento – se ele perder as calças ou a casa para as máquinas tanto faz.”


Tudo isto com um dado ainda mais aterrorizante e inacreditável: o elevado percentual  de valores do Bolsa Família transferido para as Bets. Arroz, feijão, carne, leite de crianças virando fichas. Alô, deputados e senadores esqueçam  por um tempo seus próprios e mesquinhos interesses, em especial as suspeitíssimas “emendas parlamentares”. É urgente a solução pra essa cratera social que já engole boa parte do país. 


7. João de Deus Filho e Jamilton repercutem o episódio que ainda sensibiliza milhões de brasileiros: o assassinato  do gari Laudemir por um ser vivente ainda não identificado. Não pode ser chamado de animal, porque é ofensa aos bichos da selva.


8. Rafael vem aí -  A próxima coluna,  quinta-feira, 28, última do mês, terá chancela do jovem Rafael de Novaes Rocha, revisor e editor deste QUINTAL. Como sempre, a antevisão remoçada, hoje, do Cruzeiro de amanhã. 


GARIMPO

“Deus deve amar os homens medíocres. Fez muitos deles.”

(Abraham Lincoln)


 
 
 

6 comentários


Marcos Mineiro
27 de ago.

De novo!!!! De um jeito ou de outro, a CBF está sempre cnseguindo prejudicar o Cruzeiro. Até quando convoca, merecidamente, dois jogadores!!! Quando não são os juízes, são os bandeirinhas ou o VAR. Agora, convocando e tirando dois jogadores fundamentais do segundo jogo contra as galinhas, logo após jogarem na altitude da Bolívia!!! Mas, tem nada não.

Curtir

J Silvestre
26 de ago.

E O Jaeci já está reclamando antecipadamente.....é medo ou está pressionando a arbitragem antes da bola rolar ?

Curtir

Paulo GALO DOIDO
25 de ago.

Essa é de rir.

Com medo do clássico o blogueiro vai se ausentar na coluna pós jogo contra o GALO? Dalai Bolsonaro Rocha.

Não foge não DALAI!

Não treme não!!!

Bolsonaro preso e cruzeiro eliminado!!! Que semana para o Sr em?

Curtir

Portozeiros CONSULADO POA
25 de ago.

Dalai, moro no Sul, uma cidade tão polarizada quando Belo Horizonte. Aqui não consigo explicar o motivo de termos clássico com torcida única em MG. Essa é a falência TOTAL de um governo de esquerda que só permite cada vez mais o olhar para quem pensa igual .

Curtir
ROBERTO CARDOSO DE SOUSA
26 de ago.
Respondendo a

Sinto decepcioná-lo, mas alegro-me por prestar-te um esclarecimento: o Governo em Minas Gerais se intitula "de Direita". E é dele, exclusivamente dele, a OBRIGAÇÃO de garantir a segurança e, por extensão, presença das duas torcidas no estádio. Lembro a você que no ano passado o Vice-gorvernador de Minas Gerais, numa entrevista desastrada, tentou excluir a torcida do Palmeiras do jogo contra o Cruzeiro, o que acabou forçando a CBF ou STJD, não me lembro bem, a decretar jogo sem público, uma vez que o Estado de Minas declarou não ter condição de dar garantia à torcida do Palmeiras. Eu, particularmente, defendo torcida única em clássicos regionais. Abraços!

Curtir

Adonias Dantas
25 de ago.

Dalai, o que você acha dessa crise que o próprio Cruzeiro tá criando? Gabriel postando gols dele nos treinos me parece uma indireta para o treinador. A mídia, que já não é muito fã do Cruzeiro, aproveita e fica martelando no assunto pra criar a crise. Daí os repórteres ficam enchendo a paciência do Jardim em todas as entrevistas. Isso tá me cheirando mal. E quem perde é a nação Cruzeirense.

Curtir
Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page