HOJE TEM CRUZEIRO!
- José Dalai Rocha
- 3 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.
O Cruzeiro entra em campo pra enfrentar o argentino Defensa y Justiça, num torneio amistoso – o Vitória Cup – com a participação também de outro time platino, o Banfield, e o Desportiva Ferroviária. Não haverá um campeão, mas ao final de cada partida o time vencedor receberá um troféu. Após miniférias, o Cruzeiro voltou a treinar desde sexta-feira e hoje entra no Estádio Kleber Andrade com uma incógnita: Matheus Henrique estará pronto e vai retornar? Se estiver, quem sairá no nosso afinado e refinado meio de campo? Um dos Lucas? Eduardo? Matheus Pereira?
O cruzeirense finalmente vive questões de time grande, como se acostumou há décadas: substituir um bom por outro, igual ou melhor. Três anos atrás, fracassos em campo não tinham conserto porque o banco era desanimador.
A transmissão, com imagem, será da Samuca TV (Alberto Rodrigues) e da Radio Itatiaia Youtube (Pequitito).

BATE PAPO NO QUINTAL
1. Benecy Queiroz morreu no dia 24 de janeiro de 2022, aos 82 anos. Era o mais antigo e um dos melhores servidores do Cruzeiro. Sazonalmente é massacrado neste minifúndio pela Barraca Atleticana. A senha pra se requentar as acusações é a coincidência de duas situações antagônicas: Cruzeiro em alta, Atlético em baixa. Quando as coisas começam a dar errado lá pelos lados de Vespasiano, é hora de ressuscitar o Sousa F.C., o Mushuc, lembrar que não temos estádio próprio e replicar o inesgotável “caso Benecy”. Antes entrava também a nossa dívida, mas cara de pau tem limite…
Só batendo naquelas teclas já tão batidas, o atleticano consegue engolir a pesquisa que nos aponta como a quinta maior torcida do Brasil, (com o fosso aumentado em Minas); a coliderança moral do Cruzeiro no Brasileirão; o ótimo desempenho no Sub-20, enquanto os garotos atleticanos estão na vice lanterna (terça-feira empataram com o Cuiabá na Arena Meu Rival Venceu e as coisas pioraram) idem idem no Sub-15. No futebol feminino é mais difícil. Estamos na liderança, e não se localiza na tabela a equipe atleticana. Caiu pra Série-B. No vôlei, ainda não há adversário, hoje, no mundo, que tenha se ombreado com o Sada Cruzeiro em conquistas.
Muito sofrimento para um povo só.
Bons sedativos, como sempre, são os conhecidos e antigos Borussia, Bayern e Estudiantes, os recentes Sousa e Mushuc e, como sempre, o “caso Benecy”.
Em janeiro de 2016, numa tardinha de sexta-feira, na Toca, o jornalista Orlando Augusto, da Rede Minas, iniciou o que seria uma série de gravações com o dirigente azul, em homenagem aos seus 40 anos de Cruzeiro. Cerveja pra lá, pergunta pra cá, gravador aberto, Orlando quer saber se Benecy conhecia alguma história de mutreta com árbitro. Pra não deixar a bola cair, Benecy solta a piada-bomba: “ já comprei um árbitro em jogo amistoso, em 1986. Era pra ele marcar um pênalti. Nosso goleiro era o Vitor e o treinador Ênio Andrade…”
Atenção, lógica adormecida, bom senso tirando soneca, desconfiômetros desligados, acordem, por favor! Benecy, de cara, dá as dicas da fantasia: o jogo era amistoso, com um goleiro e um técnico que jamais atuaram juntos no Cruzeiro. Era uma brincadeirinha. Inoportuna, temerária, mas uma brincadeirinha.
Por descuido, teor alcoólico ou maldade, muitos passaram por cima da lógica e a acusação ganhou manchetes escandalosas. Benecy e familiares nunca mais receberam Orlando Augusto segundo o próprio jornalista admite.
Na justiça desportiva, onde o bom senso prevaleceu, Benecy foi punido com curta suspensão de suas atividades pela imprudente brincadeira. Se fosse real o fato, a pena inescapável seria o banimento do futebol.
O jornalista Orlando Augusto admite que “até hoje pede perdão a Benecy”.
Apesar da clareza solar dos fatos, atleticanos continuam tentando arrancar minhoca em asfalto, agarrados à tática de suportar o presente renovando fantasias do passado.
2. Agora Vai! , neste panorama, lidera o “Bloco da Saudade” e acaba de ganhar o “Troféu Mandrake” pelo contorcionismo exibido em sua última participação. Quando chega a Benecy não consegue esconder o escorpião que mora nele e dá a picada:
“Foi o único caso de punição no STJD porque “numa roda de chopp o infeliz resolveu contar uma piada”, conforme versão edulcorada do Dalai, mas que os mal-humorados juízes daquele tribunal entenderam mesmo como confissão de culpa”.
Se a paixão clubística e a maldade inata fossem menos intensas, Agora Vai! teria completado observando que a punição aplicada pelo STJD foi a suspensão por curto tempo em razão da piada inoportuna e temerária. Se fosse real o suborno de árbitro, a consequência seria o afastamento definitivo de Benecy no futebol.
Ainda destilando cicuta como quem distribui flores no dia das Mães, Agora Vai! afirma que recolhido a atividades internas no Clube, Benecy teria se envolvido em casos de desaparecimento de material esportivo…
Meu caro Agora Vai! você já viveu aqui neste minifúndio, com nome próprio, momentos de mais refinamento. Dar trela pra calúnias habitualmente lançadas neste esgoto moral que são algumas redes sociais não pode integrar sua biografia.
Hoje é facílimo caluniar, difamar ou injuriar: basta lançar a versão, até dizendo que não acredita nela… 10 replicam, 100 também… e logo se chega a milhares de visualizações, mais outro tanto e a versão, já incontrolável, vira fato, com acréscimos letais: alguém ouviu de fulano que beltrano ajudou Benecy…
3. Augusto é que é feliz. Criou uma bolha onde se refugia, sem acesso a pesquisas sobre torcidas, tabelas de campeonatos, futebol feminino, etc, etc. Mais ou menos como faz João de Deus quando dá a mão à Alice e se entrega aos sonhos. O imaginário é um bálsamo na travessia de desertos intermináveis.
Entre agora no Mundo de Augusto:
“A diretoria do CSA MG 2019 9.2 Mushuc de Sousa informa a programação esportiva da semana de modalidades alternativas “Me engana que eu gosto” –
Hoje – Quartas de final dos torneios de bente altas, purrinha e chicotinho queimado; Terça-feira – Final dos campeonatos de ping pong, pulo no saco e rapa figurinhas
Quarta-feira – jogos diversos do futebol feminino e dos sub 15,17,20,25,30,35,43,50,60,65.70,75 e 90.
Chupa Galo, que vocês não têm nada disso!!!”
Calma, Augusto. Você sabia que a roda sempre gira. Embora às vezes demore três anos.
4. Save the date – Dia 26, sábado, a partir das 15h. este minifúndio se transfere para o Restaurante Bebedouro, no Espaço 365, pra receber – imagine só – três torcidas amigas: cruzeirenses, atleticanos e americanos. Será o lançamento do livro do QUINTAL DO DALAI. Vai valer a pena comparecer, até pra falar mal, depois, malhando o blogueiro.
GARIMPO
“Quando uma ideologia fica bem velhinha, vem morar no Brasil”
(Millôr Fernandes – 1923-2012)
Comentários