FELIZ ANO NOVO!
- José Dalai Rocha

- 29 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Amigo cruzeirense: assente-se, respire fundo, tome um gole d’água e me responda: há quanto tempo não temos um fim de ano como este? Não ganhamos nada e a sensação é a de que ganhamos tudo!
Quais fatores formaram esse sentimento? Vou me atrever em apontar alguns: melhora acentuada do time, refletida em bons resultados; longa permanência entre os três primeiros do Brasileiro, compondo um luxuoso tripé com Flamengo e Palmeiras, enquanto Clubes de ponta arranhavam a porta do descenso; flagrante prejuízo por desastrada atuação de VAR em partidas decisivas, como a semifinal contra o Corinthians; frequente eleição de nossos craques compondo a seleção da rodada; manter nosso atacante Kaio Jorge como artilheiro do campeonato; ter nosso técnico Leonardo Jardim apontado como um dos melhores do Brasileiro.
Tudo isto, com um colorido pano de fundo representado pelas sucessivas desditas de nosso rival regional, não conseguindo chegar, sequer, à primeira página da classificação geral. É a grama sintética que “não pega”; o som que não propaga e os eternos problemas de logística da Arena Meu Rival Venceu. Segundo muitos atleticanos, tudo piorou depois da instalação do “Galo de Aço” na entrada do estádio, utilizando material reciclado de cemitério. Ou seja, em Minas desaba neste final de ano a chamada “tempestade perfeita”.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Fio desencapado - A crônica esportiva mineira está rindo à toa, com a contratação do lateral esquerdo Renan Lodi pelo Atlético. Chegou sexta-feira a BH para assinar contrato de cinco anos e já preencheu duas contracapas do caderno de esportes do Estado de Minas. Um papagaio falante. Veio do Al-Hilal onde rompeu unilateralmente o contrato.
Várias vezes convocado para a seleção brasileira, entre 2019 e 2023, ficou de fora da Copa do Mundo de 2022 disputada no Catar e parece não ter perdoado Tite até hoje. Em junho último, sobrou até pra Ancelotti: “Eu pensava que ia ter oportunidade de novo. Não sei se a CBF ou quem faz convocações tem preconceito com a Liga Saudita, porque na temporada eu fui o lateral que mais fez gols, mais deu assistências. Você vê os que foram convocados, eles não têm os mesmos números...”
Os dois convocados para a posição foram Alex Sandro, então na Juventus-Itália, e Alex Telles que jogava no Sevilha-Espanha.
Aguardam-se cenas emocionantes nos próximos capítulos.
2. Aleluia! - Proibidos desde 1968, barco volta a circular na Lagoa da Pampulha, graças à melhora da qualidade da água. É o “Capivarã”, um barco catamarã (composto por dois cascos paralelos) com capacidade para 30 pessoas, incluindo guia de turismo e tripulação.
A gente merecia isso a muito tempo.
3. Bruno Spindel – ex-Flamengo – chegou pra assumir o Departamento de Futebol do Cruzeiro, substituindo Paulo Pelaipe, que foi para o Grêmio. Ele trabalhou com Tite, no rubro-negro de 2023 a 2024.
4. Edson Fachin – presidente do Supremo Tribunal Federal. Impôs-se a tarefa dificílima (e urgentíssima!) de restaurar um Código de Ética na Suprema Corte. A cada lambança de Alexandre Moraes, Gilmar Mendes e, especialmente do Ministro José Antonio Dias Tófolli, mais urgente se torna relembra-los do que significa Ética. Essa “acareação” marcada por Tóffoli, contra parecer da PGU, para o dia 30, em pleno recesso do Judiciário, visando beneficiar gestores do Banco Master, é inimaginável aberração jurídica. Como a própria lógica sugere, acareação é feita após tomada de depoimentos judiciais conflitantes. Ainda não foram tomados depoimentos...
GARIMPO
“Antes de julgar minha vida ou o meu caráter, calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri. Viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz.
E então, só aí poderá julgar.
Cada um tem a sua própria história. Não compare sua vida com a dos outros.
Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram de trilhar na vida.”
(Clarice Lispector – escritora e jornalista, ucraniana naturalizada brasileira, 1920-1977)




Boa noite, caro Dalai!
Mais um ano juntos, na coluna que representa um espaço democrático e saudável de discussão!
Cruzeiro em franca evolução, basta que analisemos longe da ótica do imediatismo!
Estamos ou não estamos de volta ao nosso lugar de direito, a cada ano?!
Feliz 2026!