ESQUENTANDO OS MOTORES
- José Dalai Rocha

- 15 de jan.
- 2 min de leitura

O Cruzeiro, que ontem em Uberlândia, venceu o Tombense por 2 x 1, com o time alternativo, mantém treinos fortes na Toca 2 para os titulares, se preparando para o início do Campeonato Brasileiro, no fim do mês, e as fases de decisão do Mineiro. São duas frentes de trabalho, preparadas para uma junção mais à frente.
O centroavante Chico da Costa já estreou ontem. Sábado, no Mineirão, contra o Uberlândia, a expectativa é a de que veremos, envergando a camisa mais bonita do mundo, Néiser Villarreal, atacante colombiano, de 20 anos, que jogava no Millionarios. Um edema na coxa vem retardando o primeiro encontro com a Nação Azul.
Alguns corajosos comentaristas cravam que teremos surpresa emocionante: a estreia de Gerson, o que pressupõe time titular. Ingressos evaporam como água no fogão. Colocando os craques em campo, Tite teria a oportunidade de testar, em jogo oficial do Mineiro, um time que ainda neste mês vai enfrentar o Atlético pelo Estadual, dia 25, domingo, na Arena MRV e, quatro dias depois, 29, no Rio, o Botafogo, abrindo o Brasileiro.
Não há tempo a perder.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Jamicel - ilustre e habitual colaborador deste QUINTAL vem sofrendo boicote tecnológico, ora em investigação. Envia mensagens, sempre oportunas, e a autoria é editada sob o codinome de “Convidado”.
2. Nota 10 para Federação Cearense de Futebol – Em interessante iniciativa, que pode vir a ser adotada pelas demais, decidiu que o árbitro, no pós jogo, dará entrevista coletiva, explicando as decisões tomadas durante a partida. Lances questionáveis, daqueles que a gente se pergunta – porque o árbitro apitou? Ou porque não apitou? Agora saberemos.
3. Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, continua sua luta para criar um código de conduta de ministros das cortes superiores. Maior barreira é romper o olhar de paisagem dos Ministros Toffoli, Alexandre Moraes e Gilmar Mendes. Enquanto isso, mãos invisíveis batem a massa para a gigantesca Pizza Master. Os ministros precisam saber que seus vizinhos de condomínio ou de bairro, seus parentes, seus amigos, seus colegas de clube, os garçons que lhes servem nos restaurantes, todo mundo está sabendo das falcatruas. Aguardam explicações e heroicas renuncias.
4. Atlético perde sem jogar – A Justiça Federal do Rio de Janeiro (foro opcional em razão da matéria), deu ganho de causa ao Galo da Madrugada, bloco de carnaval pernambucano, na ação movida pelo Clube Atlético Mineiro contra o uso da marca “Galo Folia” por aquela agremiação. A alegação era de violação ao direito de propriedade. A juíza sentenciante observou que a atividade carnavalesca não se confunde com a esportiva. Mais ainda, o bloco pernambucano é mais antigo que o time mineiro, inclusive quanto ao registro da marca.
5. Avalie os riscos: “Qualquer fotografia publicada na internet hoje pode ser convertida em uma imagem sexual não consentida, por sistemas de inteligência artificial. Não importa se é uma foto das férias, um retrato de família ou o registro de aniversário de uma criança.” (Yasmin Curzi, professora da FGV Direito, Rio. Folha de São Paulo, dia 13).
GARIMPO
“Quando o machado entrou na floresta, as árvores disseram: o cabo é um dos nossos.”
(Provérbio turco)




O Novo Quintal inova e pretende inovar ainda mais. Nosso anfitrião, Dalai, que já pagava este historiador que vos fala escrevendo para ensinar a História do Absoluto Clube Atlético Mineiro para a edificação de cruzeireiros de plantão, a partir deste número solicita a este estudioso e atleta de alcova que previna ouvidos azulinos lhes lembrando os dez ou doze maiores vexames praticados pela gente lamapretense em campos tupiniquins. Confesso que sucedeu pequena desavença entre estas duas cabeças pensantes, o Quintalindo Chefe sugerindo fosse consultada a gente sofredora oriunda da Itália fascista a respeito do palpitante assunto. Manuel Panhame discordou prontamente, ele um inimigo declarado da opinião da maioria, embora folclorista vocacional, avesso ao parecer do sofredor Milton Nascimento, a revelia…
Senhor Dalai, um bom final de semana para todos os cruzeirenses! Ontem, vimos um Cruzeiro irrepreensível no primeiro tempo. Houvesse um pouco mais de experiência para os garotos, e teriam resolvido a partida rapidamente. No segundo tempo, a coisa mudou e quase batizam o chope!. Mas foi interessante verificar que alguns garotos já demonstram intimidade com a bola, e um talento de encher os olhos: Japa, Kaique Kenji, Kauã Prates e outros em que, realmente vale à pena investir. Supresa agradável o DaCosta e, como é bom de bola o Arroyo!!!! VAmos ver, contra o Uberlândia, se realmente alguns titulares serão escalados.
E sobre o STF, gostaria de um palpite: não adianta nada, um papel escrrito com um códig…
Bom dia, Dalai! Obrigado pelo apreço costumeiro! É uma honra contribuir com esse espaço democrático e plural! Viva o Cruzeiro!