top of page

CAMINHO CERTO!

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 12 de mai.
  • 4 min de leitura

Demorou, foi sofrido, mas parece que agora encontramos o caminho certo.

A goleada de 4 a 0 sobre o Sport, em Recife, mostrou aquele equilíbrio já percebido no jogo contra o Bahia e que ficou mais evidente na grande vitória sobre o Flamengo. Ali, sim, a Nação Azul proclamou o “habemus time”, entalado em nossa garganta.

Leo Jardim comprova força de comando ao manter titulares que conquistaram em campo a posição. Tem o elenco nas mãos e a oportunidade de esmerilhar conexões a partir de um meio de campo combativo, tomador de bolas, jogando pra frente. 

Continua faltando o que, aparentemente, seria de solução menos complexa: o aproveitamento de bolas paradas, em especial os escanteios. Voltamos a gastar dois jogadores junto à bola na cobrança sem demonstrar qualquer proveito. Na maioria das vezes, recuamos a bola para o meio de campo, como se fosse vantagem trocar bola vindo do corner por outras, lançadas da intermediária para a área. Leo Jardim precisa explicar.  Melhor seria que treinasse variações objetivas de cobrança para não continuarmos a atirar ao lixo as oportunidades surgidas. Num campeonato disputadíssimo como é o Brasileiro a diversificação de armas de ataque é obrigação de quem visa ao título máximo. 

Além disso, quando começaram a surgir notícias de Leonardo Jardim como o alvo pra técnico do Cruzeiro umas de suas qualidades anunciadas seria o especial interesse nas cobranças de faltas e escanteios, sempre procurando aperfeiçoar opções de jogadas pra surpreender o adversário. Por favor, queremos ver isto.


Rafael Vieira / Cruzeiro / Flickr
Rafael Vieira / Cruzeiro / Flickr

 BATE PAPO NO QUINTAL

1. Marcelinho Mineiro abriu os trabalhos, quinta-feira (de manhã!) reclamando de sua inclusão no BAD  (?) – Bloco Atleticano do Dudu:

“Não ponha palavras em minha boca. Em nenhum momento falei sobre Dudu!”

Falha nossa. Tá certo, Marcelinho. Mas, por favor, desça do muro e fale!

2. Premonição? – Roberto Cardoso de Sousa é outro que protesta pela indevida inclusão do seu nome no BAD.  Meu Deus, ninguém quer se comprometer com a tragédia anunciada? Se é tão evidente, assim, porque contrataram uma “chave de cadeia”? Só pelo prazer de contar no time com mais um ex-azul?

Vai custar mais caro do que o contrato registra.

3. Nasce uma estrela – Alejandro, novo candidato ao Porta dos Fundos, escrevendo antes do jogo contra o Fluminense, abre criativo bloco neste QUINTAL para acolher atleticanos que não suportavam a realidade brutal da fase que o time passava e pode voltar a passar. Vamos focar no Cruzeiro, proclama ele. Mas só nos tropeços. 

Após generosa dose do chá de Ayahuasca, Alejandro pegou na mão de Alice, entrou no paraíso e transcreveu suas visões:

“Cruzeirenses, não vamos desanimar, nosso time é gigante. Isso tudo é inveja de atleticano. Passei a noite em claro, mas vi duas notícias que me animaram e provam quão gigante é nosso time, o maior fora do eixo. Foi confirmada uma sequência do filme O Livro de Eli, que foi protagonizado por Denzel Washington. A sequência se chamará O Livro de Eli Minado, o roteiro que começou a ser escrito em 2019 se passará num futuro daqui a 92 anos, onde o mundo foi assolado por uma pandemia e por um tsunami. Tudo o que sabemos é que o protagonista Muschuc Souza um sobrevivente irá combater o vilão Sérgio Capivara, com direito a muita ação e plot twist.

A outra notícia é que a estrela Pop Lady Gaga, que ficou apaixonada pelo Brasil, inspirada pelo nosso futebol, lançará uma sequência do filme estrelado por ela, Nasce uma Estrela. O filme se chamará “Nasce um freguês” e será filmado na cidade de Ambato, no Equador.”

Meu caro Alejandro, só me explique o que você quis dizer, lá nas primeiras linhas:

“Cruzeirenses, não vamos desanimar, nosso time é gigante. Isso tudo é inveja de atleticano.”

O que é “isso tudo”? Nossa colocação entre os primeiros na tabela do Brasileiro? Sermos o melhor mandante do campeonato? Quebrarmos a invencibilidade de 15 jogos do Flamengo? Kaio Jorge marcar aquele golaço partindo da intermediária e tendo a escolta-lo a melhor zaga do Brasil?

Explique. A gente só quer entender.

Agora uma noticia chata para o set da Lady Gaga. O novo filme não poderá se chamar Nasce um Freguês.

O título já está registrado pelo Flamengo há algum tempo.

4. Errando a hora de ir ao mandiocal –   Esta semana que passou deve ser dividida em duas partes. Até quinta-feira à noite e pós-quinta. Na quarta, o Cruzeiro foi eliminado da Sul-Americana ao empatar com o já famoso Mushuc Runa, do Equador. A manhã da quinta foi pequena para o carnaval promovido por João de Deus Filho, Marcelinho Mineiro, Ivan Junior, Alejandro, Rômulo, João Carlos, Peppeu, Num Vai Não. J. Silvestre e outros.

Gozações intermináveis, até porque o próprio nome do time equatoriano já é uma piada pronta em cima dos cruzeirenses. Aí, o sol se põe, vem a noite e jogo do Atlético no Chile contra o Iquique… Amasso geral. Quase termina 3 x 1, não fosse o gol de Bernard diminuindo o vexame.  O Iquique há tempos não sabia o que era vencer uma partida de futebol. Você meu caro leitor e você, corajosa leitora, perguntarão “I qui qui eu tenho com isso”?   

Tenho muito porque o atleticano estava exagerando as gozações (até quinta à tarde). À noite, caíram espetacularmente da escada. À lá Hulk. No pós jogo, Cuca fuzilou: Hoje, qualquer adjetivo que se queira lançar contra o time ainda é pouco…” 

Na manhã de sexta, um ressabiado Roberto Cardoso de Sousa postou:  “Hoje é dia do sujo rir do mal lavado.”                                          

 GARIMPO

“A cabeça, como o estômago, é mais facilmente envenenada quando está vazia.”

(Jean Paul Richter, escritor alemão, sec.XVIII)

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page