top of page

APRENDENDO A LIÇÃO

  • Foto do escritor: José Dalai Rocha
    José Dalai Rocha
  • 31 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de ago.

Cruzeiro 0 x 0 CRB.


De que valem 15 escanteios cobrados de forma absolutamente ineficaz, inoperante, inútil? Será impossível treinar um esquema B, C, ou D pra furar ferrolhos como o alagoano?

Leo Jardim e Comissão Técnica falharam nestes últimos três jogos nos quesitos escanteio e falta próxima à área. Jogadas geralmente mortais, quando bem treinadas, são desperdiçadas por execuções que beiram o ridículo. Nos primeiros minutos de jogo, marcado escanteio, cobramos com dois jogadores ao lado da bola, passe para outro mais recuado seguindo-se perda da bola e inicio de perigosíssimo contra-ataque do CRB. Mais outros escanteios batidos da mesma forma absurdamente inútil. O mesmo para bolas cruzadas na área: sempre nas mãos do excelente goleiro Matheus Albino.


Sobrou transpiração, faltou inspiração. Como os treinos, hoje, em todos os clubes, não são abertos à imprensa fica-se sem saber o que se ensaia nessas cobranças. Só se sabe que não há resultados positivos mostrados em campo nestes três últimos jogos. Pelo contrário, caímos de produção. Entramos cercados pelo adversário e não sabemos como sair e avançar. Isso torna mais grave o desperdício crônico dos escanteios e de faltas. Prioridade nossa deveria contratar treinador exclusivo pra essas cobranças. Jogadas ensaiadas à exaustão.


Vamos precisar muito domingo, no Rio, enfrentando o Botafogo.


Jogadores de futebom em campo
Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

BATE PAPO NO QUINTAL


1. Show no Sub-20 – Na primeira partida de classificação para as semifinais do Brasileiro, o Cruzeiro foi ao Rio ontem encarar o Flamengo. 1 x 1 no tempo normal. Nos pênaltis brilharam as estrelas azuis, eliminando os cariocas por 4×3. O adversário do Cruzeiro sairá hoje da disputa entre Palmeiras e Juventude.

Na outra banda, decidindo quem sairá para a semifinal, jogarão Athletico-PR x Vasco; Bragantino x Fortaleza.

O Atlético Mineiro não tem problemas nestas oitavas de final. O time está tranquilinho na Série B.


2. Ainda o livro – Um punhado de mensagens carinhosas compensou sacrifício e ousadia de publicar livro sobre clube de futebol. Surpreendeu-me o nível do apoio e da solidariedade vinda de amigos, antigos companheiros de Cruzeiro, muitos deles transformados em meus irmãos celestes, leitores do QUINTAL, atleticanos, americanos e noviços que se motivaram com o tema proposto. Permito-me transcrever uma dessas mensagens, simbolizando nelas as dezenas de outras:

Ercílio Silva Ferreira – “Parabéns pela bela festa de lançamento. Confesso que me encantei com seu livro. Sugiro a todo torcedor que o leia para conhecer os detalhes das maldades que o Cruzeiro sofreu e teve força pra voltar ao topo. Muito gratificante também a participação dos seus filhos nesta bela obra. Grande abraço.”

Lembrei Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”

Tive a honra de  integrar, com Ercílio, a Comissão de Ética do Cruzeiro, onde ele teve marcante atuação até ser nomeado diretor da sede social do Barro Preto, na Rua Guajajaras. Inscreveu-se dentre os melhores administradores que por lá passaram.


3. Torcidas – pesquisa da Globo. Atleticanos fazem passeata na Savassi, empolgados com a pesquisa nacional divulgada pela Globo. Explodem de alegria.

Em razão de tarefas urgentes na manhã de terça-feira, vi primeiro apenas os comentários eufóricos da turma de Vespasiano. Pensei, será que o Menin comprou a Globo e o Atlético passou o Flamengo?

Quando pude ver a pesquisa, caí o queixo. A festa toda é porque o Atlético empatou com o Cruzeiro em 2,3%! O resultado merece análise sociológica de 3 volumes, mas duas consequências estão entre as principais: os atleticanos reconhecem que a supremacia era azul; Os três anos de tsunami e pandemia do rival não foram bem aproveitados pelo Atlético. Subiu pouco. Agora, o gigante está acordando. Resultado, perderam o bonde da História.


4. Cadê o Atlético na primeira página? – Enquanto promovem esta arruaça toda porque o Cruzeiro saiu da liderança e está em segundo, no Brasileiro, os atleticanos fingem não enxergar o próprio time. Despencou para o 13º lugar, a 4 pontos do Santos, primeiro na zona de rebaixamento!

E aí, Barraca Atleticana, desculpe-me, mas há outro nome pra isto que não seja descaramento?


GARIMPO

“Quase tudo volta a funcionar se você desligar por alguns segundos. Inclusive você.”

(sabedoria popular)

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails
Nunca perca uma atualização

Obrigado pelo envio!

© 2025 por FR Produções

bottom of page