AINDA DÁ?
- Rafael de Novaes Rocha
- 29 de set. de 2025
- 5 min de leitura
(Por Rafael de Novaes Rocha)

O Cruzeiro faz uma campanha de título. Mas não faz campanha de campeão. É uma diferença que provavelmente nos custará a taça no fim do ano.
Estamos acostumados com a parte de cima da tabela. Desde que o Campeonato Brasileiro tem o formato de pontos corridos, já levantamos três taças. E também já perdemos algumas delas por detalhes, pontos que pareceriam não fazer falta - e fizeram.
É inegável que o futebol praticado pela equipe de Leonardo Jardim é digno de um campeão. Inclusive, a pontuação até agora é equiparada à de alguns campeões em outros anos. Mas a competição com Flamengo e Palmeiras, potências bilionárias, nos exige erro zero.
Pontos perdidos, como na derrota ontem para o Vasco em São Januário, farão falta nas rodadas finais. É o tipo de derrota que não podemos nos dar ao luxo de permitir. E incluo no mesmo bolo as duas frustrantes derrotas em casa para Ceará e Santos.
Tropeços e oscilações são naturais em um torneio tão longo. Mas devem ser mínimos caso queiramos ser campeões. A competição com elencos luxuosos de Palmeiras e Flamengo nos exige isso.
O próximo mês será definitivo para o campeonato. Enfrentaremos Flamengo e Palmeiras fora de casa; e os dois também se enfrentarão no fim do mês - com um detalhe: o confronto será antes da partida de ida de seus respectivos confrontos na Libertadores. Ao final deste 'pega pra capar' provavelmente saberemos quem dispontará como favorito ao título.
A caçada cruzeirense ao outubro vermelho se inicia na quinta-feira, no Maracanã. O confronto entre Cruzeiro e Flamengo será o primeiro da sequência decisiva do campeonato. Se sairmos vivos, as chances aumentam e o Cruzeiro seguirá com uma campanha de - por que não? - campeão. Em caso contrário, meu pessimismo se confirmará. A ver.
Encerro minha participação mensal neste minifúndio, infelizmente, com o tom de pessimismo em relação ao desfecho do campeonato. A partir deste ponto, a caneta volta ao blogueiro titular. Ou seja: não me responsabilizo pelas abobrinhas proferidas a seguir!
BATE PAPO NO QUINTAL
1. Convidado – corajoso, na quinta-feira, me chama para um duelo:
“Desafio lançado: uma semana sem falar do Atlético. Que tal? Se conseguir, mostro aqui minha verdadeira face. Mas vc não consegue, né. Só pensa em nós. Ass: BBB”
Meu caro, será possível falar em caçamba, sem corda?
Veja como você assina este recado. É o Cruzeiro impregnado na sua mente.
Responda: você fica mais feliz com uma vitória do Atlético ou com uma derrota do Cruzeiro? Eu às vezes fico em dúvida. Veja os jogos do fim de semana: vitória do Atlético sobre o Mirassol, beneficiou o Cruzeiro, ao travar um concorrente direto. Já a vitória do Vasco, sobre o Cruzeiro, não foi boa para o Atlético No primeiro caso, deve haver atleticano não satisfeito só por causa do beneficio ao Cruzeiro. Já no caso do Vasco, há um certo consolo pelo relativo prejuízo ao Atlético. Em suma, em Minas esportiva, de cruzeirenses e atleticanos, desgraça alheia é festa.
2. Marco Kusturrica:
“Que legal ver esse QUINTAL também florescendo. Há algum tempo quando digitava quintal no google sempre direcionava para o endereço antigo. Aos poucos, com a frequência de posts, isso tem mudado.”
Meu caro Marco, tá difícil essa transição. Às vezes, fico com a impressão de que escrevo pra 10 pessoas. Todas, da família...
Obrigado pela sua persistência. Se pudesse, mandaria uma mensagem a cada um dos antigos leitores do QUINTAL com um apelo: Meus amigos e meus “inimigos”: Apenas mudei de endereço. Não me abandonem!
3. André Figueiredo dá uma trágica notícia:
“Dalai, nota triste a morte do casal, assim como você, sócios diamante do nosso Cruzeiro. São de Nova Serrana e estavam indo para o jogo. Um acidente, na estrada, tirou a vida do grande Luís Otavio e sua esposa. Nossa Nação Azul está de luto. Precisamos achar um jeito de termos mais segurança para nossos torcedores do interior. Você havia comentado algo quando foi presidente, a respeito de ativações por Minas Gerais.”
André, palavras ficam distantes da cruel realidade vivenciada. Um casal cruzeirense-raiz encarando com entusiasmo o sacrifício e os perigos da estrada pra apoiar o time em mais um difícil desafio. Não puderam ver a vitória heroica, para a qual estavam dispostos a tanto colaborar. Em lugar dos abraços e gritos de alegria na arquibancada do Mineirão, a rotina macabra no IML. Dor sem limites para os familiares de Luís Otavio e esposa. Nosso conforto e solidariedade a eles. Como irmãos, sintam-se abraçados de coração e de alma.
4. Moral na montanha russa – Após ser aprovada na Câmara Federal, deixando no chão a autoestima brasileira, a chamada PEC da Blindagem (nome fake para o original Bandidagem) foi rejeitada pelo Senado. Nossa moral subiu de novo. Tomara que, por mais absurda e atrevida seja a iniciativa de bandidos transvestidos em políticos haja sempre a reação de brasileiros de verdade. Falta de vergonha tem limite.
5. Washington M. Vieira abre o jogo:
“Bom dia, Dalai. Sou frequentador deste QUINTAL desde o outro endereço. E raramente comento algo, mas esse time do Jardim está deixando a gente sonhar. Abraços de 6+1 Lagoas.”
Washington, estamos como esses balões da Capadócia. Às vezes precisam manter contato com a terra, mas querem subir. A mensagem cifrada de seu abraço foi genial.
Washington escreveu sua mensagem antes do jogo de sábado, contra o Vasco. Perdemos, 2 x 0, por circunstâncias, também conhecidas como erros crassos. É importante sentir que a derrota não abalou a confiança azul.
O texto de Washington continua atual. Vivo.
Estamos no caminho certo.
Hugo Frois – Aborda outro ângulo consequente do status alcançado pelo nosso Clube:
“Hoje há uma postura mais respeitosa da mídia mineira para com o Cruzeiro. No tempo de vacas magras até o maior veículo de mídia nos tratava com desrespeito. Dia desses o Pedrinho falando aos jogadores resumiu tudo em uma só frase: “a dignidade do torcedor do Cruzeiro foi restaurada.”
Meu caro Hugo Frois, até o ar que respiramos parece estar diferente. Pra melhor. Castigados duplamente pelo tsunami interno e a pandemia, a gente merece, agora, a recompensa de ter a dignidade restaurada como muito bem disse Pedrinho. Aleluia.
Outro texto que, redigido no inicio da semana, ultrapassa a derrota de sábado, e continua atual. Reluzente.
7. Eu era você, ontem – A eliminação do São Paulo, na Libertadores, pela LDU (2 x 0 e 0 x 1) me fez lembrar o Cruzeiro de algum tempo atrás. Empilhava gols perdidos, daqueles que a nossa vó faria. A gente morrendo de raiva e os atacantes se justificando: foi azar. Não era. Faltava competência. No jogo do Equador, depois de perder gols incríveis, vendo seu time derrotado por 2 x 0, Luciano confessou ser “impossível” continuar assim e prometeu reação. Quinta-feira, no Morumbis, o atacante voltou a perder “aqueles” gols.
Pra confirmar que ontem nós éramos eles, o técnico Crespo, reagindo no segundo tempo, entrou com Dinneno...
8. Fernando Rocha aumenta as estrelas desta noite:
Ao lado de Diogo Medeiros, Fernando fala hoje à Nação Azul inaugurando a Noite Celeste, a partir das 22h30, no Canal 7tv, no YouTube.
Sintonize: https://www.youtube.com/@7tvoficial
Imperdível.
GARIMPO
“Eis aqui os meus princípios. Se não gostarem, porém, tenho outros.”
(Groucho Marx)




4. Moral na montanha russa – Após ser aprovada na Câmara Federal, deixando no chão a autoestima brasileira, a chamada PEC da Blindagem (nome fake para o original Bandidagem) foi rejeitada pelo Senado. Nossa moral subiu de novo. Tomara que, por mais absurda e atrevida seja a iniciativa de bandidos transvestidos em políticos haja sempre a reação de brasileiros de verdade. Falta de vergonha tem limite
Parabéns por mais essa belíssima opinião política, Dalai. Já estivemos juntos em grupos de grandes cruzeirenses; mas perdi o seu telefone.
Queria te convidar para um café aqui na sede do PDT em MG. fica na santa Rita durao, funcionários .
Será um prazer falar de política, cruzeiro e o futuro do nosso Brasil.
Estamos a ZERO DIAS sem falar do COLOSSAL CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
Nosso recorde é ZERO DIAS.
Mantenho e aumento a minha aposta. Duas colunas sem falar do COLOSSAL , eu revelo minha curiosa identidade e além disso doo 30 cestas básicas para o clube social do Cruzeiro, afinal as notícias são de que está rumo à falência, com dificuldades para entrar nas competições, com piscinas as moscas.
Nada surpreendente
HAHAHAHAHAHAAH
ASS: BBB
Dalai, como entro em contato para ter o plano comercial do blog? Quero anunciar aqui, agora que estão de casa nova. Viraram SAF por assim dizer rsrsrs
Dalai! Falta você no programa do teu filho. Dois grandes cruzeirenses. Sua presença ali seria de grande valor!!!!
Boa tarde Dalai. Desde que o Cruzeiro se acertou em campo, eu como bom mineiro, fiquei e ainda estou com o pé atrás. Acredito que não temos um elenco para bater de frente com Flamengo e Palmeiras. Mas se eles não quiserem o título, temos que ficar ali por perto, quem sabe podemos ser um campeão "culposo". Vide a entregada do Botafogo em 2023. Abraços de 6+1 Lagoas.