ACABOU O RECREIO: CRUZEIRO X GRÊMIO DOMINGO!
- José Dalai Rocha
- 7 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.
Horário ingrato: 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada do Brasileiro. Outra vez a Nação Azul está convocada para o sacrifício de deixar a Pampulha quase de madrugada de uma segunda-feira de trabalho pleno. Apesar do frio, estará presente, como sempre, ajudando o time a se manter na coliderança do campeonato junto com o Flamengo em número de pontos ganhos.
A expectativa, pós pausa obrigatória para o Mundial de Clubes, é a retomada do mesmo ritmo anterior, também conhecido como “voar baixo” encantando a Nação Azul: defesa firme, meio de campo sujeito a processo criminal por tanta bola roubada, e ataque com um Kaio Jorge iluminado.
Pela Copa do Brasil, fase das oitavas de final, o primeiro jogo contra o CRB será dia 30 – quarta-feira – às 19h30 no Mineirão.

BATE PAPO NO QUINTAL
1. Cruzeiro 1 x 0 Banfield em Cariacica – Encerrando os amistosos previstos para a pausa do Brasileiro, o Cruzeiro mostrou bons momentos de futebol, ontem, no Espírito Santo, vencendo com um gol de Matheus Pereira. Ficou para os minutos finais da partida a grata surpresa: O meio-campo Japa, de 21 anos, que brilhou em nossas divisões de base, voltou a jogar após período de tratamento médico iniciado em dezembro passado, em decorrência de lesão na coxa, em treino na Toca-2. No profissional, Japa estreou em outubro de 2023, primeiro clássico Atlético x Cruzeiro na Arena MRV. Vitória azul por 1 x 0.
2. Torcida no Espírito Santo – A entrada do time ontem, no gramado do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, provocou uma aglomeração de garotos com o uniforme azul revelando o impressionante número de cruzeirenses na região. Fato raro: todos os jogadores entraram com duas crianças de cada lado.
3. Escanteios – Pra surpresa de muitos, o time voltou a utilizar em todos os escanteios cobrados a presença de dois jogadores junto a bola. A pretensa vantagem é provocar indecisão na defesa contrária quanto ao rumo da bola. Em nenhum momento deu certo. E sempre inutilizamos um jogador para o ataque. Está na fase final a Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, reunindo obviamente as maiores equipes do planeta, treinadas por técnicos do Top-10. Raramente vimos dois jogadores junto a bola, nas cobranças de escanteio.
3. A inesgotável mágoa atleticana – Moro no bairro Funcionários, imediações da Padaria Vianey. Ouvi o estouro de pelo menos cinco foguetes, quando terminou quinta-feira, o jogo do Cruzeiro contra o Defensa e Justicia, da Argentina. Era um jogo-treino em que o Cruzeiro usou 23 jogadores já que não havia limites para substituições. No final, 1 x 0 para o Defensa e surgiram os fogos, comprovando que o nosso time, hoje, é incômodo espinho na garganta atleticana.
A situação das dívidas, o atraso de pagamento de salários, a posição azul no Brasileiro e em outras competições, culminando com a última pesquisa nacional de torcidas, dando o quinto lugar ao Cruzeiro, com ampla vantagem em Minas sobre o Atlético. Tá mesmo difícil suportar.
Em desespero de causa, a bancada atleticana, tendo à frente Augusto, Alejandro, Marcelinho Mineiro, Rômulo e Roberto Cardoso de Sousa deita e rola em cima do resultado de nosso jogo treino, proclamando que “o jabuti está caindo a árvore…” Meus amigos, isto não seria um perigoso ato falho? Em verdade, um jabuti preto e branco já não consegue se equilibrar na árvore, mesmo ocupando galhos mais baixos. O Atlético enfrenta agora o inevitável choque de realidade: sem solucionar de fato os graves problemas da Arena Meu Rival Venceu, cada vez mais perto de se tornar um elefante branco, é sufocado pelo endividamento avassalador em razão da alta dos juros. Os Menins perceberam que estão jogando dinheiro num saco sem fundo e fecharam as torneiras. Querem atenuar a pancada e procuram novos investidores, o que não é fácil porque ninguém entra em navio com rombo no casco. Lenitivo pra Barraca Atleticana: requentar ataques contra o Cruzeiro fazendo passeata na Savassi por derrota em jogo-treino. A que ponto chegamos!
5. Faltam 3 semanas! – Este QUINTAL surgiu como forma de agradecimento a todos que me ajudaram na luta contra a quadrilha que dilapidava o Cruzeiro. Achei que a odisseia merecia ser contada pela coragem, sacrifício, abnegação, entrega de tantos cruzeirenses, quando o mais fácil seria fechar os olhos e voltar pra casa, cuidando de interesses particulares.
Fomos à luta. Não fui sozinho. Líderes das torcidas organizadas lotavam nossa sala de reuniões, jornalistas se transformaram em novos amigos. Tive a inspiração de nomear um Conselho Gestor de alta competência e dedicação, doando ao Clube grande parte de seu precioso tempo. Formamos uma família para a vida. Em capítulos esta história está contada no livro a ser lançado dia 26 próximo, sábado, no Restaurante Bebedouro, do Espaço 356, logo após o Shopping BH. Será a partir das 15 horas. Espero você lá pra lhe dizer, de coração, um “muito obrigado”.
GARIMPO
“O caráter de um homem é formado pelas pessoas que ele escolheu para conviver”
(Sigmund Freud – 1856-1939)
Comentários