105 VELINHAS ACESAS!
- José Dalai Rocha

- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Dia 2 de janeiro completamos 105 anos de fundação. Poucos aniversários foram celebrados com este azul tão intenso que, antecipadamente, colore nossa festa.
É paradoxal que num ano em que não ganhamos nada, a sensação é de que ganhamos tudo. Há uma luz no fim do túnel, e não é de trem se aproximando. É o brilho da Esperança alicerçando sonhos pra 2026. Time forte, no campo e no banco, ainda turbinado com novas contratações, como o goleiro Matheus Cunha, ex-Flamengo, e o atacante Néiser Villarreal, de 20 anos, ex-Milionários, da Colômbia.
O bom vai ficar melhor. Gerson, ex-Flamengo, e Árias, ex-Fluminense, hoje no Wolverhampton, da Inglaterra, são dois sonhos inacreditavelmente muito próximos. Quem terminou o Brasileiro em terceiro, encostado nos dois melhores da América, tem não só o direito mas também o dever de subir mais. Um flash desse novo Cruzeiro de Tite deve ser conhecido daqui a três semanas. Sábado, dia 10 de janeiro, às 16h30 no Independência, vamos entrar no Mineiro, contra o Pouso Alegre. Primeiro passo de uma caminhada mais azul do que nunca.
BATE PAPO NO QUINTAL
1. PodPah & Gabigol - Perdi duas horas, sexta-feira, assistindo a badalada entrevista do atacante. A expectativa era de que fatos inimagináveis seriam finalmente revelados pra explicar “aquele” pênalti. Seria também respondida a pergunta que não quer calar: fica ou vai embora?
Decepção geral: Nos 5% de questões objetivas do programa, nada foi esclarecido. Quanto ao pênalti: “errei, sim”. E só. Nenhuma explicação sobre o que foi tentado e porque não ter cobrado visando a zona de segurança (cantos superiores) já que Hugo Souza era seu parça antigo nos treinamentos no Flamengo. “Errei, sim”. Mas será que alguém ainda duvidava?
Quanto ao seu futuro imediato, deixou a impressão de que foi montado um jogo de xadrez. “Dia 3 de janeiro me reapresento no Cruzeiro. Nada tenho contra o novo treinador Tite...” Uma ligeira pausa, e complementa: “mas ainda faltam alguns dias e nada impede que a gente converse antes.”
Leia-se: Tudo está em aberto. Menos o que está fechado, como as portas do Cruzeiro.
2. Ando meio sumido – retorna quentão, festejando a contratação de Tite pelo Cruzeiro.
“Ele sempre disse que tinha uma dívida conosco e um dia iria nos pagar...
A gente só não imaginava que iria usar o Cruzeiro pra quitar seu débito!"
E antevê o bordão para cruzeirenses, quando as derrotas vierem: “Fica Tite não...”
Meu caro “Ando meio sumido” - Primeiro, um apelo para que assuma o nome próprio, tão festejado neste QUINTAL; Em segundo lugar, não se esqueça de que apesar da imprevisibilidade do futebol, no geral a lógica prevalece...
3. Augusto adverte que nem no vôlei estamos mais ganhando. E que o Cruzeiro, no futebol, desde 2020, abusa da I.A. “ia ser campeão...”
Meu caro Augusto, você tem razão no I.A. Mas quero lembrar- lhe uma lição popular: “Pelo andar da carruagem... sabe-se quem é transportado...”
Pelo andar dos times... em 2025 como você imagina as carruagens em 2026?
4. Marcos Mineiro horrorizado foca as cobranças de pênaltis na decisão entre PSG e Flamengo:
“Nem Gabriel Barbosa foi tão ruim (ele foi, apenas, irresponsável e de caráter deficiente).”
Assino embaixo.
5. Hoje: Noite Celeste – Às 18h30 você tem encontro marcado com as noticias do Cruzeiro. Fernando Rocha e Diogo Medeiros vão comentar as últimas e bombásticas novidades azuis. Pra sintonizar é só perguntar ao buscar pelo programa no YouTube.
GARIMPO
“Precisamos urgentemente de um código de falta de ética”.
(Millor Fernandes – 1923-2012)




Dalai, nessas curtas férias de CRUZEIRO ler seu blog é uma dádiva estarei em contagem entre 23/12 e 04/01
Mas muito cá entre nós: vc apoiou e muito Gabigol.
Pergunta que não quer calar : tite ? Piada de mal gosto!